é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 23 de novembro de 2011 às 00:00 por Autor Genérico

Autor Genérico

E aí, Doutor? Isso é verdade?

Perguntas frequentes que podem ser a sua dúvida.

Não sou atleta, nem sinto nenhuma dor no joelho. O que posso fazer pra prevenir problemas no joelho? A musculação pode ajudar?
Muita coisa pode ser feita. O melhor é você manter sempre a musculatura alongada, principalmente na parte de trás do joelho (isquiotibiais) e fortalecer a musculatura do quadríceps. Tenha cuidado com a cadeira extensora e prefira os exercícios de leg press, ou seja, aqueles em que o pé está em contato com uma base e, claro, que sempre orientados por um personal ou professor de educação física.

Quando fico muito tempo sentado, na hora que vou levantar meu joelho dói e chega a travar, isso é normal ou é grave?
Dor nunca é normal. Claro que ser anormal não significa que seja grave, mas você deve procurar um ortopedista, se possível que atue na área de joelho, pois isso pode ser um desgaste ou mesmo amolecimento da cartilagem e as vezes alguns exercícios podem melhorar tal situação.

Existe um tênis ideal pra correr e pra ir pra academia?
Existe, sim, principalmente pra corredores. Para cada tipo de pé e pisada existe um tênis apropriado. O ideal é fazer o teste da pisada, onde seu tornozelo e seu pé são avaliados por um profissional da área de saúde e consegue determinar se seu tênis deve ser pronador, supinador ou neutro. Nas lojas eles não costumam se preocupar muito com isso, pois lá o objetivo é vender. Como dica geral é o seguinte: quem tem o pé chato, ou seja, que não forma aquele “arco”, normalmente tem pisada pronada; já quem tem o pé muito cavo, tem a pisada supinada; já o pé normal é neutro. Cobra isso do vendedor. Ah, tem um amigo que é maratonista (Edson) que tem uma loja (Zogby) –esse entende bem de tênis.

Afinal, doutor, o que é melhor, calor ou frio?
Bom, esta pergunta sempre surge e nem sempre é um consenso entre os ortopedistas. Vou aqui deixar o que eu sigo, sem querer ser dono da verdade, pois, como falei, há controvérsias. No trauma agudo, tal como “caiu, bateu, escorregou”, GELO nas primeiras 24 a 36h; depois disso, calor por mais 24h e depois desse tempo faço contraste, que é calor 3min. seguido de gelo 1min. (choque térmico). E pode ficar tranquilo que não vai “estoporar”. Sua avó pode falar isso! Só um detalhe: quando o problema for nas costas, lembre que o calor é mais bem tolerado do que o frio, então priorize o calor.

Vejo em academias as pessoas malhando usando joelheiras, isso é bom mesmo? Protege?
Normalmente, isso é uma grande besteira, mas claro que as orfeões de joelho tem suas indicações, mas em casos bem específicos, pois, do contrário, eles acabam prejudicando mais do que ajudando. Achar que ela estabiliza os ligamentos do joelho é uma ilusão. O mais importante na proteção do joelho é um bom trabalho de fortalecimento muscular e alongamento. Só use se prescrito pelo seu médico.

Sempre escuto meu joelho estralar, mas não sinto dor. Preciso procurar um médico? O que isso significa?
Essa pergunta peguei no site de um colega, Dr. Rogério Teixeira, e é muito pertinente. Mas a resposta é Não. Os médicos não costumam tratar estalos sem ser associados a dores, porque a chance da articulação estalar é muito grande, pelo fato das diferenças de pressões e viscosidades das estruturas internas. Veja que sua mão estala e você nunca pensou em procurar um médico…

Meu personal me disse que alongar não adianta nada, é verdade?
Calma lá! Dizer que não adianta nada é um pouco agressivo. Talvez ele tenha a intenção de te informar que não será o alongamento que vai prevenir a lesão ou algo parecido, mas o alongamento traz benefícios, sim. Por exemplo: a sensação de relaxamento e prazer. A verdade é que existem tipos diferentes de alongamentos como o plástico e o elástico. Conversa com ele e pede para ele dar uma pesquisada, assim vocês aprendem juntos.

Pessoas acima do peso têm a tendência de apresentar problemas no joelho, mas ao mesmo tempo elas precisam se exercitar para emagrecer. Nesse caso, qual é a atividade mais indicada?
Uma atividade aeróbia, no início, na água, que tem uma força de empuxo que ajuda a não sobrecarregar o joelho. Depois, com a diminuição de peso progressiva, pode-se partir para a bicicleta e para a corrida. A caminhada com tênis apropriado é boa, também, e sobrecarrega menos o joelho do que a corrida. Essa é mais uma do Rogério e acho a resposta perfeita.

Dizem que você só começa a “queimar” depois de 20 min de corrida, é verdade?
Essa, realmente, desistimos de começar a correr, né? Não é verdade, não. Desde o primeiro segundo, você já esta queimando. Veja que até comer faz você queimar, ou vai dizer que nunca ouviu dizer que deve comer de 3 em 3h para aumentar o metabolismo? A verdade que se tem nisso está no metabolismo das gorduras. Assim sendo, a gordura periférica não é normalmente a primeira a ser solicitada como fonte de energia e, sendo assim, usamos primeiro outras fontes para depois começar a usar a gordura periférica.

Dr. Fabio Costa CREMEB 15998 TEOT 8421
Médico Ortopedista, Especialista pela USP em Joelho,
Cirurgia Artroscópica e Traumatologia Esportiva
Coordenador Médico do Esporte Clube BAHIA
www.traumatologiaesportiva.com.br
[email protected]

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você aprova a contratação do centroavante Willian José?
todas as enquetes