Geninho preteriu o Bahia ano passado e não falou a verdade quando disse que estaria acertado com um clube do exterior foi parar no Náutico. Preteriu mais uma vez agora e espero que faça isso sempre que convidado for. Prestará melhor serviço ficando distante do Bahia. Na verdade, nem sei por que o procuraram, pois melhores que ele existe dentro do próprio Bahia: Chiquinho e Laelson Lopes, mais trabalhadores até.
Osvaldo Alvarez, que bom não ter vindo, não é o treinador ideal pro Bahia. Não por falta de competência, mas é aquele treinador que dificilmente treina um grande clube, por questões filosóficas de um trabalho viciado, que nem sempre agradam, fato é que ele parece não ter a preferência dos grandes clubes do Brasil.
Paulo César Gusmão… Treinador que ainda não deslanchou, passou por grandes clubes, é verdade, mas não criou raiz em nenhum deles. Aconteceu no Ceará, mas surgiu uma oportunidade de treinar o Vasco e lá se foi, deixando o Ceará a ver navios, que contratou Estevam e não deu certo, que depois colocou Mario Sérgio e não vingou, que em seguida foi substituído por Dimas Filgueiras à época, interino do Ceará e o time se arrumou em campo.
Chiquinho foi efetivado pelo menos para o Campeonato Baiano. Se der certo, que continue à frente do Tricolor. Condição para isto ele tem de sobra. Porém ah, porém! , trata-se de uma pessoa bacana, prata da casa, simples, humilde, amigo, trabalhador e quer efetivamente despontar como técnico. Por esse elenco de qualidades que possui, as pessoas acham que ele não deve passar de um interino. Por mim (ah, se dependesse!) ele já estaria à frente do Bahia desde o ano passado.
Chiquinho conhece futebol na prática e na teoria como poucos conhecem. É um estudioso do assunto e um cara de formação intelectual da melhor qualidade! Precisa apenas ter a confiança da diretoria do clube e da torcida. Eis o problema… A torcida. Esta não tem paciência e nem sabe dar valor a quem realmente é prata da casa e veste a camisa. Prefere um medalhão. Coitado do Rogério Lourenço!…
Sobrou pra ele como previ. Onde é que já se viu um time juntado de última hora, sem o trabalho da pré-temporada, jogadores que nunca jogaram juntos, novatos no clube etc., etc. Como cobrar do técnico um time que ele ainda estava montando? Tudo bem, o Bahia precisa ganhar o Campeonato Baiano… Mas tem de ser exatamente este de 2011? Eu também gostaria, mas ocorre que não é assim que a banda toca. Entrosamento é o sal que está faltando, e isto só será conseguido com o tempo!
Chiquinho vai conseguir, porque além de ser um estudioso em busca constante, o time tende a melhorar física e tecnicamente. Se for para apostar, que se aposte em alguém de casa e sustentem essa aposta! Melhor que sejam agora as dúvidas, porque não dá para tê-las depois que o Brasileirão começar. Esse campeonato caseiro sempre foi um vendedor de ilusões. Cansei de ver o Bahia estraçalhar em campeonatos regionais e ser completamente incapaz nos nacionais…
Ano passado aprendemos perdendo o Baiano e subimos para a Primeira Divisão. Não é uma regra, claro, perder o campeonato regional, mas se tivéssemos ganhado o Campeonato Baiano certamente não haveríamos ascendido à elite do futebol brasileiro porque a ilusão não deixaria. Não falo que não é bom ganhá-lo, apenas digo que é melhor ver os erros agora que mascará-los para o Campeonato Brasileiro. Os canabravenses se iludiram com o título baiano e com o tiro-curto que é a Copa do Brasil, se afundaram nos pontos corridos da Primeira Divisão…
Pois é, professor, a casa está varrida. Agora, deixe o Chiquinho trabalhar. Ele sabe onde estão as pedras preciosas que ele ajudou a garimpar. Saberá lapidá-las e transformá-las em diamantes, tem costume de trabalhar com eles, sabe de suas carências e como lidar com elas. Chico é simples e faz o difícil tornar-se fácil. É só uma questão de compreensão e boa vontade para com ele.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.