é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 22 de setembro de 2010 às 00:00 por Autor Genérico

Autor Genérico

Corra das contusões

Vendo o time do Bahia correr como esta correndo, lembrei de escrever esta coluna com um tema que tem estado muito em moda: Clube de corrida. Esses clubes são o grande “bum” do esporte nos últimos meses e cada vez mais adeptos a corrida começam a freqüentá-los. Vamos falar um pouco sobre as lesões deste esporte e como evitá-las.

A maioria dos corredores já passou por algum tipo de contusão. Elas são quase parte do jogo. Corra um pouco mais rápido ou por uma distância mais longa do que você está acostumado e você irá provavelmente se deparar com uma dor que te acompanhará por um tempinho.

Felizmente, a maioria das contusões não é séria. Coisa simples, que após alguns dias de descanso, passa, e você pode voltar à sua rotina. Apesar disso, o melhor, em primeiro lugar, é que você não sofra uma lesão.

“Impossível”, você diz? Nem tanto. Se você adotar os princípios desse artigo, terá uma chance razoável de correr são e salvo por um bom tempo. Ignore-os, e… bem, você sabe. Cada um colhe o que planta.

Primeiro: Procure instrução especializada para iniciar sua atividade. Hoje, em Salvador, temos vários grupos de corrida que fazem um trabalho bem orientado com educadores físicos, fisiologistas e outros. Conheço alguns, como: Triplaforma. Moviment Club, ou mesmo grandes academias de ginástica como: Paulo Meira, Espaço Vital, Hortoplace, que tem em seu quadro profissionais especializados que na verdade só trazem segurança para os corredores.

Procure sempre fazer uma avaliação física antes de iniciar treinamento esportivo, pois este será o guia do seu treinador e o seu parâmetro para saber se está evoluindo. Conversando com Alexandre Dortas, fisiologista do nosso Tricolor, ele me mostrou um trabalho de avaliação que ele faz com os atletas do Bahia e que disponibiliza em sua clinica IMED, onde consegue dar um retrato perfeito do estado do atleta e do que ele precisa.

Siga um caminho plano e reto

As superfícies mais apropriadas para uma corrida são firmes (mas não muito duras), planas (sem desníveis) e desprovidas de qualquer tipo de obstáculo ou buraco. Geralmente, as estradas e grandes avenidas são bons lugares para correr, mas lembre-se que muitas delas, principalmente no Brasil, são ligeiramente (muitas são fortemente) arqueadas para que a água da chuva escorra pelas beiradas até o bueiro. Essa inclinação faz com que seus dois pés atuem sobre planos diferentes, o que é extremamente prejudicial à sua coluna. Então, trace um mapa das ruas mais planas que você conhece, eliminando as mais arqueadas e irregulares de seu caminho. Aí vão mais algumas dicas de superfícies não-aconselháveis:

Calçadas: Fique longe das calçadas, a não ser que você esteja passando por uma região com tráfego intenso e tenha que sair da rua. As calçadas são irregulares e o concreto é muito mais duro que o asfalto. E como a maioria das calçadas não é padronizada, você estará se sujeitando a um percurso com diversos tipos de piso, o que resulta em contusão na certa. Além disso, existem pedestres, camelôs, placas publicitárias… Enfim, uma série de obstáculos que podem interferir em seu rendimento. Lembre-se que quando falo de calçadas, não são os chamados “calçadões”, que foram preparados para corredores. Além disso, tenham o respeito às ciclovias, pois o ciclista muitas vezes pode causar a vocês um acidente sério.

Gramados: Por serem macias, você pode pensar que grandes áreas gramadas podem ser bons lugares para correr. Se a superfície desse gramado for muito irregular, os músculos e tendões dos seus pés e pernas tendem a ser forçados a trabalhar mais fortemente do que eles trabalhariam num curso mais plano, aumentando assim a possibilidade de contusão. Não estou dizendo que não corram na grama, afinal futebol é jogado na grama, mas que selecionem qual o gramado que melhor se adaptará a esta prática, pois mesmo no futebol o gramado muitas vezes é o principal vilão de uma contusão.

Trilhas: As trilhas até oferecem uma superfície firme (não muito dura), mas o excesso de curvas força seus músculos freqüentemente, aumentando o risco de lesões. Quanto menos você altera seu percurso, menos chance terá de se contundir. A trilha hoje é um esporte específico, não ache que por você ser corredor conseguirá fazer uma trilha numa boa…

Praias: Algumas praias não são bons lugares para correr. Geralmente, a areia é muito fofa o que torna o percurso extremamente desnivelado. E, como já foi dito, o desnível do solo faz com que suas pernas trabalhem em planos diferentes, prejudicando sua coluna. Na Bahia temos este grande problema, pois as praias são muito inclinadas.

Essas são apenas algumas dicas que poderão lhe ajudar a prevenir uma lesão. O ideal é combiná-las com outras formas de prevenção, tais como respeitar os limites de seu corpo e treinar sempre na freqüência cardíaca adequada. Sem falar na necessidade de se fazer um bom aquecimento e alongamento antes e depois de cada corrida.

Além disso tudo, é fundamental fazer um trabalho associado de musculação, pois seus músculos serão solicitados além do limite normal deles. Instruções simples, mas significativas na prevenção de lesões que podem lhe render muita dor de cabeça. No próximo artigo escreverei sobre como escolhermos um tênis ideal pra correr.

Dr. Fabio Costa CREMEB 15998 TEOT 8421 e-mail: [email protected]
Médico Ortopedista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
Especialização pela U.S.P. em Cirurgia Video-Artroscópica e Cirurgia do Joelho
Pós Graduação em Traumatologia Desportiva pelo C.E.G.O.N. do HCFMUSP
Titular da Soc. Latinoamericana de Artroscopia, Rodilla e Desporto (SLARD)
Titulo de Especialista pela Soc. Bras. de Traumatologia Desportiva (SBTD)
Titulo de Especialista pela Sociedade Brasileira de Artroscopia (SBA)
Chefe do Grupo de Joelho e Traumatologia Desportiva do INSBOT
Coordenador de Ortopedia da Clinica São Bernardo
Médico Coordenador do Esporte Clube BAHIA
www.insbot.com.br
www.doutorfabiocosta.wordpress.com.br

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você acredita que o Bahia ainda conseguirá vaga na Libertadores?
todas as enquetes