é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 13 de setembro de 2023 às 12:09 por Djalma Gomes

Djalma Gomes

Agora vamos à prática

Esta coluna tem o prazer de ter leitores espraiados pelo mundo, onde quer que haja sinal de internet e alguém, contanto que esse seja torcedor do Tricolor. Aqui no Brasil não é diferente. No Rio de Janeiro, dentre outros leitores, reside Ricardo Andrade, assíduo leitor das nossas colunas e que sempre nos honra com mensagem via E-mail, prova inconteste do quanto está atento às opiniões que dizem respeito ao nosso Bahia. 

Recentemente recebi uma nova mensagem do Ricardo, referente à coluna anterior, para o qual abro aspas: A mentalidade campeã te afasta do conformismo e pena de si mesmo. Uma doença que tomou conta do nosso Bahia nos últimos 20 anos e está custando a sair. Acho que Rogério Ceni é um “antibiótico” que vem para erradicar de vez essa mentalidade que apequena nossa história”. 

Como o assunto do momento é a chegada do novo treinador do Bahia, Rogério Ceni, vamos então dissertar um pouco sobre o assunto que teve ampla divulgação pela imprensa brasileira por se tratar de uma pessoa carismática por tudo que construiu até aqui em sua carreira e também dogmático pela postura profissional.  

Rogério é um obstinado perfeccionista, um sujeito que acredita no trabalho e na repetição dos treinamentos como ferramenta indispensável para o sucesso. Foi assim quando atleta e tem sido assim enquanto treinador. Essa sua busca pela excelência imputa a ele uma exigência imparcial no seu cotidiano profissional, o que às vezes pode desaguar em equivocadas conclusões a seu respeito, salvo raras exceções.  

Rogério assinou o contrato com o Bahia na primeira hora da madrugada de sábado, mas a direção do Tricolor não anunciou porque certamente pretendia fazer isso com a chegada de Ceni à Salvador, como é de praxe nesses anúncios no Bahia. Para a angústia da torcida isso é uma eternidade dentro de uma expectativa gigante. Mas diz máxima que se posso complicar pra que facilitar… então, por volta da 17hs30 do sábado, o Jorge Nicola, jornalista que milita na imprensa de São Paulo, complicou gratuitamente ao noticiar sobre Rogério Ceni da pior forma possível, sem nenhuma verdade. 

O jornalista – acolhido por alguns Youtubers como fonte confiável – em seu perfil no Twitter, causou uma enorme agitação anunciando que Rogério Ceni houvera feito novas exigências e que por isso o anúncio não havia sido feito até então, o que poderia “melar” a negociação porque o Grupo City ficou muito contrariado, segundo ele. Ato contínuo o Bahia antecipou o anúncio oficializando a contratação do treinador Rogério Ceni, às 19hs30, desmentindo classicamente o jornalista.  

A seguir,o que fez o jornalista da “barrigada” tentando justificar o seu erro foi ainda mais feio, noticiando mais tarde que Rogério cedeu um pouco, o Grupo City cedeu outro tanto e finalmente o contrato foi assinado. Mais uma vez, mentira! Não dá para dizer de forma diferente. A meu ver, plantar uma “notícia” que estourou como uma bomba no meio da angustiada torcida do Esquadrão, afetou em muito o conceito do jornalista paulista junto à torcida.           

Perguntado a Ceni – uma das melhores perguntas – durante a entrevista coletiva de apresentação sobre a falsa notícia, e se ele fez tais exigências, Ceni respondeu educada e simplesmente com outra pergunta: “como poderia eu fazer exigências depois de ter um contrato assinado a 1h da manhã de sexta para o sábado?”. A partir desse momento o que havia de informações equivocadas sobre Rogério Ceni foram para o vinagre com a ajuda dos esclarecimentos do capital e trabalho à imprensa local e nacional, como por exemplo Rogério afirmar que a gestão do clube é do Grupo City e que a ele cabe ser o treinador de futebol para cujo cargo foi contratado. Não fiz nenhuma exigência. Afirmou Rogério.   

Então é isso, mitos à parte sobre Rogério Ceni vamos torcer para ver um Bahia navegando em águas mais calmas a partir dessa chegada tão aplaudida da nova Comissão Técnica e tão bem-vinda. É um prazer enorme saber que Ceni arrasta com ele uma multidão de admiradores – sou um entre esses – inclusive, a torcida são-paulina que já anda declarando amor ao Bahia de Rogério Ceni. O cara é maior do que eu imaginava. Sabemos que em futebol quem manda para além das quatro linhas é a paixão e tudo pode mudar num instante, mas que neste momento Rogério Ceni é 95% unanimidade, não resta a menor dúvida. Agora vamos à prática. 

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual deve ser a dupla de ataque do Bahia?
todas as enquetes