Que a torcida do Bahia é a mais fiel, a mais fanática e a mais apaixonada do Brasil ninguém tem dúvidas, mas nos últimos anos a torcida tricolor tem se mostrado também a mais burra do nosso país.
Talvez pela sucessão de acontecimentos tristes e inaceitáveis, a torcida passou a agir de forma totalmente irracional, mais até do que o “aceitável” para um torcedor. Sempre que a situação está difícil a massa tricolor escolhe um bode expiatório para ser o culpado por toda a desgraça que paira o Fazendão.
Algum torcedor se lembra de quem foi o artilheiro do Bahia nos últimos três anos? Para quem não se lembra foi Nonato, o mesmo que foi escorraçado de Salvador pela fanática torcida tricolor, que tinha que escolher um culpado para a vexatória situação que o Bahia se encontrava.
E não venham me dizer que a torcida só se comportou dessa forma com Nonato porque ele começou a faltar treinos e não se conformar com uma eventual reserva. A relação é inversa. Não que se justifique, mas Nonato passou a faltar treinos e se revoltar justamente por causa do tratamento da torcida e do então treinador com ele, logo ele que era nosso artilheiro. Será que se Nonato ainda reinasse com a camisa 9 tricolor não seria melhor que o “grande” Selmir?
E é justamente de Selmir que eu quero falar agora. Não vou defende-lo não, longe disso, acho nosso centroavante fraquíssimo, mas será que é ele o grande culpado pelo fraco início do Bahia no quadrangular decisivo? Se o volante falha e não chega na marcação o culpado é Selmir, se o zagueiro tenta driblar (isso mesmo, zagueiro tentando driblar!!!) e perde a bola ouve-se o coro da torcida: “Selmir, pede pra sair”. Sejamos mais sensatos. Selmir é ruim de doer, mas não é nem perto de ser o grande culpado por nada. Vadão e seus três volantes, e Leonardo seriam culpados mais apropriados que Selmir, não acham?
E meu próximo, e último tópico é exatamente Leonardo. O grande zagueiro do início do campeonato já vem há algum tempo se mostrando fraco, inseguro (ou seguro demais). As atuações dele têm me lembrado as de Valdomiro, eleito o grande culpado pelo rebaixamento do Bahia ano passado. Será que se Leonardo tivesse 10 anos de serviços prestados ao tricolor o comportamento da torcida não seria outro? Valdomiro passou um bom tempo dando segurança à zaga do Bahia, mas bastava qualquer falha besta do nosso beque para que a torcida pedisse a sua cabeça. Será que as atuações de Leonardo não lembram a do nosso saudoso Valdomiro? E por que a torcida não fala nada?
Sei que muita gente não concordou com nada que eu falei, mas gostaria que pelo menos refletisse sobre tudo isso, porque chega de ficar elegendo culpados errados pelos fracassos do Bahia, dessa forma nunca superaremos os mesmos.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.