O Bahia e os demais clubes da Série A terão mais vagas de Libertadores para disputar na reta final do campeonato. O motivo são as finais das copas que podem garantir G-7 ou até mesmo G-8 ou G-9.
Atualmente em sétimo lugar, com cinco pontos de diferença para o sexto colocado, o Tricolor vive o momento de maior distância para o G-6 desde o início da competição nacional.
Na próxima rodada, o Esquadrão enfrentará justamente o São Paulo, em um confronto direto e que pode ser decisivo para as pretensões do Bahia na reta final da Série A. Em caso de novo tropeço, as chances de terminar entre os seis primeiros colocados devem desabar completamente.
Com apenas um triunfo nas últimas cinco partidas, o Tricolor de Aço viu o G-6 se afastar, mas, por outro lado, conta com fatores externos que o ajudam na possível conquista de uma vaga na próxima Libertadores: são as finais das Copas Libertadores, Sul-americana e do Brasil.
Bahia pode lutar por mais vagas com G-7, G-8 ou até G-9; entenda como
Antes de mais nada, é importante entender a situação das finais das Copas, que têm os seguintes confrontos (note a classificação de cada time na Série A):
- Copa do Brasil: Flamengo (4º) x Atlético-MG (10º)
- Copa Libertadores: Botafogo (1º) x Atlético-MG (10º)
- Copa Sul-americana: Cruzeiro (8º) x Racing-ARG
Dessa forma, todas essas finais podem acabar gerando uma vaga a mais de Libertadores dentro do Brasileirão.
Possível G-7
Este é o caso mais provável de acontecer nesse momento:
Basta que o Botafogo seja campeão da Libertadores; ou que o Flamengo seja campeão da Copa do Brasil e termine no G-6.
Outra possibilidade é caso o Atlético-MG vença as duas finais.
Assim, o Galo ficaria com a vaga oferecida pela Conmebol e a vaga da Copa do Brasil seria distribuída via Série A, gerando um G-7 independentemente da posição final do time atleticano.
Possível G-8
O cenário mais provável para um G-8 acontecer é Botafogo e Flamengo vencendo as finais que disputam – nesse caso, desde que a equipe flamenguista termine no G-7.
Outra possibilidade é somente um dos dois times acima terminar como campeão e o Cruzeiro vencer a Sul-americana, ao mesmo tempo terminando a Série A entre os sete primeiros.
Vale destacar que o G-8 já ocorreu em 2017, 2019, 2020, 2021 e em 2022. Em 2023, a Série A teve apenas G-6.
Possível G-9
Esse é o caso mais improvável – e nunca ocorreu antes –, mas que também é possível dentro dessa Série A.
Para isso, a possibilidade mais viável seria com títulos de Botafogo e Flamengo, além de o próprio Cruzeiro também terminar como campeão.
Nesse caso, o Cruzeiro precisa ser campeão da Sul-americana e também terminar dentro do G-8, o que consequentemente abriria uma vaga para o nono colocado.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.