O Bahia sofreu uma derrota por 2 a 1 para o Cuiabá, na tarde deste sábado (13), na Arena Fonte Nova.
Com o primeiro revés como mandante no campeonato, o Esquadrão perde a chance de se igualar novamente ao primeiro colocado e permite a aproximação do Cruzeiro – que chegou aos 29 pontos, em quinto lugar. O Tricolor segue em quarto, com 30 pontos, mas aguarda o restante da rodada para saber se continua no G-4.
A próxima partida está marcada para o próximo domingo (21), novamente em casa, contra o Corinthians.
O JOGO: 1º tempo tem domínio total e gol do Cuiabá
Motivado pelo triunfo fora de casa e vindo de uma longa sequência positiva em casa, o Bahia foi surpreendido ao longo do primeiro tempo com a imposição ofensiva do Cuiabá.
Já nos primeiros minutos de bola rolando, o atacante Isidro Pitta teve duas finalizações que levaram perigo – em um dos lances, Kanu errou dentro da área.
Encontrando facilidade para construir jogadas, o Cuiabá colecionava chances claras de gol. Pitta perdeu a terceira oportunidade aos 17 minutos e, aos 20, Jonathan Cafu acertou o travessão.
O que já parecia que aconteceria a qualquer momento, se confirmou aos 21 minutos: gol do Cuiabá. Após escanteio, Pitta aproveitou falhas de defesa se antecipou a Marcos Felipe para cabecear e abrir o placar.
Fato que já se tornou comum na Arena Fonte Nova, o Bahia tinha amplo domínio da posse de bola (63%) e conseguia jogar no campo ofensivo, mas errava mais do que o habitual e parava na defesa cuiabana na maioria das vezes. Em 45 minutos, o Tricolor finalizou somente quatro vezes.
SEGUNDO TEMPO: Bahia ‘entra no jogo’, empata, mas leva gol em seguida
No retorno para a etapa complementar, o panorama do jogo foi bem diferente. Dessa vez, foi o Bahia quem havia iniciado melhor e conseguiu empatar o jogo logo cedo.
Aos três minutos, Jean Lucas pisou na grande área para aproveitar cruzamento feito por Everton Ribeiro para cabecear e deixar tudo igual. O gol marcado empolgou a torcida tricolor na busca pela virada. Mas não foi o que aconteceu.
Aos cinco minutos, Isidro Pitta – de novo ele –, recebeu passe na grande área tricolor e chutou na saída de Marcos Felipe, recolocando o Cuiabá em vantagem: 2 a 1.
Depois do “balde de água fria”, o Esquadrão se lançou de vez ao ataque para remar novamente em busca do empate, mas já voltava a encontrar sérias dificuldades para construir jogadas.
Insatisfeito com a produção ofensiva da equipe, Ceni tentou uma substituição mais agressiva para a reta final, com Rafael Ratão substituindo o volante Jean Lucas, em uma tentativa de pressionar o adversário.
Apesar das substituições, o Bahia seguiu sem conseguir invadir a defesa adversária, chegando a assustar em finalizações de fora da área. O Cuiabá, por sua vez, exercia uma postura conservadora para garantir o resultado.
Nos acréscimos, o Bahia chegou a fazer o gol de empate, mas Gilberto estava em posição irregular e o lance foi anulado pelo VAR. Ao fim da partida, a derrota se confirmou.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.