é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Sem Everaldo, Ceni tem 3 possíveis substitutos para o ataque

Notícia
Brasileiro
Publicada em 12 de julho de 2024 às 19:20 por Victor de Freitas
Confira as opções de Ceni para o setor ofensivo
Rogério Ceni
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia

Everaldo atuou nas 16 rodadas do Brasileirão, mas será desfalque para o Bahia no jogo deste sábado (13), contra o Cuiabá, por ter recebido o terceiro cartão amarelo na rodada passada.

Por precisar cumprir suspensão automática, o centroavante tricolor deixa um espaço vago no time titular que nesse momento não possui um substituto direto e imediato – Oscar Estupiñán seria este nome, mas deixou o clube.

As 3 opções de Rogério Ceni para escalar o Bahia na ausência de Everaldo

Sendo assim, o técnico Rogério Ceni precisará adaptar um dos seus três jogadores disponíveis para o ataque, ao lado de Thaciano, que retomará seu lugar na equipe titular no fim de semana.

  • Rafael Ratão

Em termos de característica, quem mais se assemelha a Everaldo no elenco tricolor é Rafael Ratão.

Atacante de 1.83cm e 86kg, Ratão tem a mesma estatura do titular da posição. Mas, jogar como centroavante passa longe da sua principal característica. Ele tem como estilo o jogo pela ponta, em especial na esquerda.

Entretanto, foi justamente ele o último jogador a substituir Everaldo no time titular – nos jogos contra Criciúma e CRB, Rafael Ratão foi titular nas ausências do camisa 9. O próprio Estupiñán ficou no banco naquelas ocasiões.

Caso seja escalado, Ratão deve revezar com Thaciano na função de jogar dentro da área, sem um centroavante fixo.

Biel saiu em vantagem na briga (Foto: Tiago Caldas)
  • Biel

Mas quem sai na frente nessa disputa é Biel. Titular contra o Athletico, o camisa 11 foi decisivo para o triunfo – deu uma assistência e marcou um gol, reafirmando sua importância dentro do elenco.

Apesar de ter características completamente diferentes de Everaldo, Biel pode ser mantido na ponta esquerda, com Thaciano voltando a atuar como “falso 9”, com mais obrigações de permanecer entre os zagueiros.

  • Ademir

A terceira e a mais improvável opção é Ademir, que também é um ponta e joga com velocidade. Nesse caso, Thaciano também seria movido para dentro da área.

Pesa contra Ademir o fato de atuar obrigatoriamente pelo lado direito – que já tem Everton Ribeiro e Gilberto –, o que faria com que o camisa 10 fosse mais deslocado para o centro do campo e Cauly para a meia esquerda. Portanto, exigiria mais adaptações.

Além disso, a própria atuação de destaque de Biel, junto com Cauly e Jean Lucas, mantém Ademir atrás do camisa 11 nessa disputa.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você acredita que o Bahia ainda conseguirá vaga na Libertadores?
todas as enquetes