Fonte: Felipe Oliveira/Divulgação/ECBahia
Neste último domingo, o Bahia perdeu por 2 a 0 para o Sport. Foi a terceira partida seguida sem marcar gols e que acendeu um sinal de alerta quanto à seca de bolas na rede do Esquadrão nas últimas semanas.
Passeio no Baiano
O Tricolor fechou sua campanha no Campenato Baiano com uma alta média de gols. Marcou 27 vezes em 13 partidas disputadas na competição estadual. Em apenas dois jogos, contra Jequié e Conquista, o time marcou 12 gols. Passado o Estadual, o nível de disputa aumenta e o time passou a ter dificuldade para finalizar corretamente e balançar as redes dos rivais.
1 gol em 4 jogos no Brasileirão
No Campeonato Brasileiro, apenas Júnior Brumado conseguiu marcar gol – este aos 48 minutos do segundo tempo do jogo contra o Santos. Nas outras três partidas, a equipe passou em branco.
Fora de casa, perdeu por 2 a 0 para Inter e Sport, em partidas de baixo desempenho ofensivo nas quais a equipe de Guto Ferreira praticamente não fez os goleiros adversários trabalharem.
Contra o Atlético Paranaense, na Fonte Nova, a equipe chutou 23 vezes. Apesar do alto volume ofensivo, os atacantes falharam em algumas das conclusões. Em outras, há de se valorizar a tarde inspirada do goleiro Santos – além de bolas que acertaram a trave.
Segundo dados do Footstats, o Bahia é o 9º time do Brasileirão que mais chuta a gol. Finalizou 50 vezes, porém a média de acerto de chutes em direção à meta adversária é de 28,3%. Ou seja, apenas 18 finalizações incomodaram os arqueiros ou pararam na trave. Zé Rafael é quem mais finaliza.
Ao lado de Ceará, Cruzeiro e Paraná (que ainda vai jogar na rodada), o Bahia tem o ataque menos produtivo da competição, até então.
Média baixa de gols nos últimos 10 jogos
Desde o jogo válido pela sexta rodada da Copa do Nordeste, o Bahia entrou em campo dez vezes. Contabilizando jogos do Baiano, Sul-americana, Nordestão e Campeonato Brasileiro, a média de gols do Bahia foi de apenas 0,8 neste período – o que significa uma média de menos de um gol por partida disputada.
Das últimas dez partidas, o Esquadrão não marcou nenhum gol em cinco.
Nas outras cinco em que marcou, metade dos gols foram anotados em dois duelos contra o Botafogo, na Paraíba, além de dois triunfos sobre o Vitória e o resultado de 1 a 0 sobre o Santos.
As últimas 10 partidas do Esquadrão:
Sport 2 x 0 Bahia – Brasileiro
Bahia 0 x 0 Botafogo-PB – Copa do Nordeste
Bahia 0 x 0 Atlético-PR – Brasileiro
Botafogo-PB 1 x 2 Bahia – Copa do Nordeste
Bahia 1 x 0 Santos – Brasileiro
Internacional 2 x 0 Bahia – Brasileiro
Blooming 1 x 0 Bahia – Sul-Americana
Vitória 0 x 1 Bahia – Campeonato Baiano
Bahia 2 x 1 Vitória – Campeonato Baiano
Botafogo-PB 0 x 2 Bahia – Copa do Nordeste
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.