O Bahia só depende de si para confirmar um lugar na próxima edição da Copa Libertadores neste domingo (8). Em meio a uma má fase do Cruzeiro, o Esquadrão já poderia ter confirmado essa vaga, mas também passou a conviver com inúmeros tropeços no momento decisivo do campeonato.
Devido aos próprios resultados, o Tricolor de Aço precisará decidir seu futuro nesta última partida do ano, o que tem sido um fato comum nos últimos anos para o torcedor do Bahia.
Isso porque, este é o quinto ano consecutivo que a equipe precisa decidir na última rodada, seja por Série A ou até mesmo na Série B, em diferentes situações na classificação, seja por vaga no G-4, fuga do Z-4 ou classificação para competição internacional.
A última vez que a torcida do Esquadrão passou por uma 38ª rodada sem sustos aconteceu em 2019, quando fez um primeiro turno impecável e caiu drasticamente no returno. Ainda assim, a campanha como um todo foi suficiente para terminar na Sul-americana.
Desde então, as últimas rodadas dos cinco anos seguintes foram motivos de sufoco na maioria das vezes.
Bahia na última rodada de 2020
Naquele ano, o time comandado por Dado Cavalcanti escapou do rebaixamento na 37ª rodada.
Mas ainda tinha um objetivo importante na última rodada, que era de conquistar a vaga na Sul-americana e ter um calendário cheio em 2021. E foi o que aconteceu.
O Bahia estava fora da zona de Sul-americana antes do início da rodada, mas venceu o Santos e contou com uma derrota do Sport, conquistando a vaga internacional no apagar das luzes.
Bahia na última rodada de 2021
O Esquadrão foi rebaixado para a Série B em 2021 ao perder para o Fortaleza na última rodada daquele Brasileirão.
Na ocasião, o Bahia dependia só de si porque estava fora do Z-4 antes do início da 38ª rodada, mas, além de perder seu jogo, viu o Juventude vencer o Corinthians e escapar da queda.
Bahia na última rodada de 2022
Já na Série B, o Tricolor também teve todas as chances para confirmar o acesso antes das rodadas decisivas, mas passou a tropeçar na reta final e chegou na última rodada podendo ficar sem o acesso, mesmo que as chances fossem pequenas.
Na última rodada, o Bahia foi até Maceió e venceu o CRB, garantindo a volta para a elite sem sofrer sustos na última partida.
Bahia na última rodada de 2023
No ano passado, a campanha altamente negativa da equipe tricolor, mesmo com investimentos milionários, fez com que a última rodada fosse marcada por sufoco até o minuto final do jogo do adversário.
O Bahia não dependia só de si para escapar da queda. Precisava vencer o Galo – e goleou na Fonte Nova (foto acima) –, além de um tropeço do Santos em casa. Assim aconteceu.
A equipe santista perdeu para o Fortaleza em casa e terminou com 43 pontos. O Bahia, com o triunfo, foi aos 44 e escapou do Z-4 por um ponto.
E como será em 2024?
Dessa vez, o Bahia novamente depende apenas do próprio esforço para conquistar seu objetivo.
Diferentemente de outras temporadas, em que o objetivo era não cair ou voltar para a elite, o Esquadrão tem em suas mãos a vaga na Libertadores. Um triunfo garante o G-8 sem depender do resultado do Cruzeiro.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.