É FIFA, CBF, FBF, Palmeiras, Vitória-BA, Flamengo de Guanambi, TJD-BA e ainda sobra para o Bahia e para a imprensa. O Campeonato Baiano virou uma praça de guerra. Enquanto o time sediado no bairro de Canabrava fica sem dormir devido à falta de zelo na escalação do irregular Victor Ramos, a Federação Bahiana e a Confederação Brasileira correm para tentar explicar o imbróglio com reviravoltas e ofícios com datas posteriores à atuação do jogador.
Na manhã deste sábado o importante portal esportivo ESPN, que já havia comentado o caso no início da semana, voltou a tocar no assunto. Sempre bem municiado de informações, o jornalista Marcus Alves trouxe à tona documentos que envolvem o estranho fato.
Victor Ramos, antes atleta do Monterrey do México emprestado ao Palmeiras, teria saído do clube paulista direto para o rubro-negro baiano sem ter feito o registro no TMS, requisito obrigatório para toda transferência internacional de jogadores profissionais de futebol. Lá, no TMS, Victor continua palmeirense.
Acontece que o Palmeiras, envolvido no desastre, foi procurado pela ESPN e disse que desconhece o assunto e foi surpreendido com o fato de que Victor Ramos se encontra, conforme revelado pela reportagem, ligado ao seu elenco no sistema da FIFA.
“O Monterrey, detentor do atestado federativo, não solicitou o retorno do zagueiro ao fim do empréstimo enquanto que o Vitória não registrou ainda o novo contrato”, diz a ESPN.
Marcus ainda procurou a CBF e a FIFA para tentar entender melhor o caso, mas ambos ainda não deram retorno. Confira a reportagem na íntegra e com os documentos clicando aqui.
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA
Enquanto alguns rubro-negros rancam cabelos com o vacilo do presidente Raimundo Viana e com a possibilidade de ser excluído do Campeonato Baiano 2016 e da Copa do Nordeste 2017, outros apostam na impunidade.
O caso está nas mãos do Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia, com o procurador Hélio Menezes Júnior, que deveria ter dado um veredicto nesta sexta-feira, mas adiou para segunda.
Reportagem do jornal Correio informou que a FBF enviou novos esclarecimentos ao Tribunal apenas no fim da tarde de sexta impossibilitando o Tribunal de se posicionar no mesmo dia. Se trata de um documento assinado pelo diretor de Registro e Transferência da CBF, Reynaldo Buzzoni, que na segunda-feira já havia enviado o famoso e-mail “qq coisa me liga” à Federação Bahiana.
Além de reafirmar o “qq coisa me liga”, o documento, agora oficial, tem como novidade que, por conta da permanência do ITC (Certificado de Transferência Internacional) no Brasil, o Monterrey autorizou a CBF a fazer uma transferência direta do Palmeiras para o Vitória, sem necessidade do retorno do ITC ao país mexicano.
O presidente do TJD-BA, Pedro Casali, explicou que caso se decida pela denúncia do caso, ele automaticamente já intimará os responsáveis.
Se Hélio Júnior decidir pelo arquivamento, o caso passa para a responsabilidade do Procurador Geral Ruy João Ribeiro Gonçalves Júnior, que dará o seu parecer sobre a ação e também avaliará se é passível ou não de denúncia. Caso ele também opte pelo arquivamento, o Flamengo de Guanambi pode recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.