Fonte: Tiago Caldas / EC Bahia
A final do Campeonato Baiano colocará dois times completamente opostos na disputa pelo título estadual. Com Ba-Vi na decisão após seis anos, desta vez Bahia e Vitória chegam para os confrontos com a mesma quantidade de pontos, mas com características bem distintas.
O Tricolor chegou na final com a vantagem de decidir em casa por conta do saldo de gols, já que a campanha dos dois times tem exatamente oito triunfos, um empate e duas derrotas contabilizando fase de pontos corridos e semifinal.
Bahia tem o melhor ataque do Baianão
Marcar gols é justamente o ponto mais forte do Tricolor na competição e ao longo da temporada até este momento.
Em seus 11 jogos disputados, o Bahia marcou 28 gols – enquanto o rival fez 20 gols.
Apesar de ter o melhor ataque da competição, o Esquadrão de Aço tem uma grande divisão de gols entre os jogadores. Não à toa, dois reservas, Ratão e Estupiñán, dividem a artilharia da equipe com Everton Ribeiro, todos com três gols.
O zagueiro David Duarte, os volantes Yago e Jean Lucas e os atacantes Ademir e Everaldo aparecem logo atrás, cada um com dois gols anotados.
Olhando para o rival, Osvaldo e Alerrandro são os artilheiros do campeonato, cada um com cinco gols. Ou seja, 50% dos gols do Vitória no Baianão são divididos entre apenas dois atletas.
Vitória tem a melhor defesa do Baianão
Já o rival tricolor na final chega com a defesa menos vazada, com seis gols sofridos em 11 partidas.
Desses gols que levou no campeonato, dois deles foram anotados pelo Bahia no Ba-Vi do Barradão e outros dois em uma derrota para o Barcelona de Ilhéus.
O Jequié, em um triunfo por 1 a 0, e novamente o Barcelona, em derrota na semifinal, marcaram os outros gols sofridos pelo rival.
Isso representa que o Vitória só sofreu gol em quatro dos 11 jogos do Baianão até aqui.
A defesa rubro-negra é a mesma que jogou a Série B de 2023 e terminou como a segunda menos vazada. Em dois jogos disputados neste ano, no entanto, o Esquadrão marcou quatro gols sobre este adversário.
Em comparação, o Bahia tem nove gols sofridos na competição, mas três deles foram marcados na derrota sofrida no Ba-Vi.
Ao longo do Estadual, o Tricolor levou gol em cinco dos 11 jogos.
Quer receber notícias do Bahia no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo exclusivo para notícias do Esquadrão!
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.