Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia
O Bahia é o único dos 40 clubes das Séries A e B que ainda não definiu em qual liga entrará para negociar direitos de TV. Em meio a conversas para firmar uma SAF com o Grupo City, esse tema está sendo debatido.
Nos últimos dois anos, vêm ganhando força nos bastidores do futebol brasileiro a criação de uma liga para que os clubes possam negociar direitos de transmissão de 2025 a 2029. Porém, o que era para ser um consenso se tornou uma divisão.
De um lado, há 14 clubes que assinaram com a Libra – Liga do Futebol Brasileiro. Enquanto do outro lado, 25 times formaram um bloco “anti-Libra”, chamado de Liga Forte Futebol Brasil.
Até o mês de julho, Bahia e Grêmio eram os únicos times das duas divisões mais altas do futebol nacional a não terem se comprometido com nenhum bloco, até que a equipe gremista fechou com a Libra.
O fato de o Esquadrão de Aço ainda não ter fechado com nenhum dos dois blocos é justamente a negociação da SAF, que passará a ter o controle da gestão de futebol do clube.
Segundo o portal UOL, Bahia e Grupo City já estão conversando sobre a Liga do Brasileiro.
Clubes que compõem a Libra
A Libra propõe divisão de 40% dos direitos de TV de forma igualitária, com 30% por performance e 30% por audiência e engajamento.
Os clubes que formam esse bloco são: Botafogo, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vasco.
Clubes que compõe a Liga Forte Futebol Brasil:
Já a liga “anti-Libra” propõe divisão igualitária de 50% do montante total das cotas de TV, com 25% por performance e 25% por audiência.
Os clubes que formam esse bloco são: América Mineiro, Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Atlético Goianiense, Avaí, Brusque, Ceará, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sampaio Corrêa, Sport, Tombense e Vila Nova.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.