Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia
Em resposta ao grupo Libra (Liga do Futebol Brasileiro), que foi formado com 13 clubes, nesta quarta-feira (08) um outro grupo formado por 25 agremiações nacionais anunciaram um novo bloco para negociação de direitos de transmissão em conjunto.
Sem consenso entre os 40 clubes das Séries A e B sobre a formalização de uma liga nacional, como inicialmente era o objetivo, as equipes estão formalizando grupos separados com o intuito de negociar as cotas de TV a partir de 2025.
“Hoje não existe uma liga para organizar o Campeonato Brasileiro. Por isso fundamos este grupo, para discutir o futebol brasileiro e negociar em conjunto. Não há boa vontade do lado da Libra. Com a Lei do Mandante, ninguém é mais do que ninguém”, explica o presidente do Atlético Goianiense, Adson Batista, que está do lado contrário à Libra.
A decisão de formalizar um novo bloco ocorreu em reunião na sede da CBF nesta quarta, com a participação dos representantes dos 25 clubes que formam o grupo.
Bahia e Grêmio são os únicos que ainda não assumiram em qual lado ficarão. Ou se pretendem seguir individualmente.
Vale lembrar que com a nova Lei do Mandante, cada clube poderá negociar individualmente os jogos que fará como mandante com qualquer emissora de TV, plataforma de streaming ou até mesmo transmitir por conta própria.
O que a Libra propõe?
Do lado da Liga do Futebol Brasileiro (Libra), foi estabelecido que os direitos de transmissão serão divididos no seguinte esquema: 40% de divisão igualitária, 30% por performance e 30% por audiência e engajamento.
O que o novo bloco “anti-Libra” propõe?
Do outro lado, os 25 clubes decidiram pela seguinte divisão de cotas de TV: 50% de rateio igualitário, 25% de performance e 25% de audiência.
Também há discordância sobre os critérios que vão definir o peso da audiência no momento de divisão de cotas.
Estão do lado da Libra:
Botafogo, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, Guarani, Ituano, Novoritonzino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vasco.
Já no novo bloco estão:
América Mineiro, Atlético Mineiro, Atlético Goianiense, Athletico Paranaense, Avaí, Brusque, Ceará, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, CSA, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sampaio Corrêa, Sport, Tombense e Vila Nova.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.