Fonte: Bruno Queiroz / EC Bahia
Gabriel Xavier teve uma noite inesquecível na última terça-feira (12). Ele viajou com o time para a partida contra o Azuriz, em uma decisão por vaga nas oitavas da Copa do Brasil, e foi colocado em campo em um momento crucial do confronto.
Jogador de 21 anos, Gabriel viajou como único zagueiro reserva para a dupla titular tricolor. Com isso, na saída de Luiz Otávio, lesionado, foi ele quem jogou nos 30 minutos finais da partida.
Foi a primeira atuação como profissional do zagueiro pelo Bahia. Ele já havia sido relacionado para outras quatro partidas, mas sem atuar.
Somando todos os clubes por onde já passou, essa foi a sua segunda vez em campo para disputar um jogo profissional. O primeiro ocorreu em 2019, pelo Mirassol, mas na ocasião ele entrou em campo faltando quatro minutos para o fim do jogo.
Atualmente, Gabriel Xavier disputa a condição de reserva imediato da zaga tricolor, que tem Luiz Otávio e Ignácio firmados como titulares. As outras opções do elenco são Didi e Zé Vitor, que ainda não estreou.
Trajetória até chegar ao profissional do Bahia
Revelado na base do Mirassol, o defensor teve destaque na Copinha de 2019 e, poucos meses depois, ganhou uma transferência para o Famalicão, de Portugal, onde disputou 22 jogos com a equipe sub-23 até meados de 2020, quando retornou ao país.
Em seu retorno ao Brasil, Gabriel foi contratado por empréstimo pelo Bahia, fazendo parte do time que foi finalista da Copa do Brasil sub-20 na temporada de 2020.
Já em 2021, iniciou seu último ano de base com a equipe júnior, mas foi promovido ao elenco sub-23 no meio da temporada. Porém, sofreu uma lesão que o deixou fora dos últimos três meses da temporada e também do primeiro trimestre de 2022.
Mesmo durante sua recuperação de lesão, o zagueiro foi adquirido em definitivo pelo Bahia e assinou um contrato válido até 2025. É o jogador com vínculo mais longo no clube atualmente.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.