é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Fora dos planos: veja quais atletas têm futuro indefinido no Bahia

Notícia
Mercado
Publicada em 23 de março de 2022 às 14:32 por Victor de Freitas

jonathan2
Fonte: Rafael Machaddo / EC Bahia

O primeiro trimestre de cada temporada é o momento em que os clubes costumam utilizar para testar jogadores que podem render nas competições nacionais, já que teoricamente são os confrontos contra os adversários mais fracos. No caso do Bahia, eliminado nas primeiras fases dos torneios regionais, não foi bem assim que aconteceu.

O desempenho tricolor começou ruim em 2022 e permaneceu abaixo do esperado, com derrotas consecutivas, fazendo com que o técnico Guto Ferreira abrisse mão quase que totalmente da ideia de testar jovens.

Poucos ganharam chances reais para mostrar valor, seja por falta de espaço no calendário ou por falta de qualidade na visão da comissão técnica.

No fim do trimestre, o Esquadrão amargou eliminações com o time titular e vários jogadores seguem escanteados no grupo, sem saber se vão disputar posição ou se irão buscar novos clubes.

8 atletas têm futuro indefinido para o restante da temporada

Com a Série B pela frente, quem não recebeu chances no Baianão, ou atuou poucos minutos, dificilmente fará parte do elenco que jogará a competição mais importante da temporada.

Nesse sentido, jogadores como os volantes Miqueias e Luiz Felipe; o lateral Jonathan, os meias Ramon, Choco e João Vitor; e os atacantes Oscar Ruiz e Gregory estão com futuro indefinido no Esquadrão.

A situação mais delicada é a de Ruiz. Jogador com salário alto, o paraguaio só não saiu do clube para ir ao Sport devido a questões financeiras. Não atuou nenhuma vez com Guto e segue à disposição no mercado para uma saída por empréstimo.

Já Jonathan não é relacionado desde o início de fevereiro e dificilmente ficará no clube caso surja algum interessado.

Contratado para se tornar titular de uma posição que foi ocupada por Nino Paraíba ao longo de quatro temporadas, o lateral de 29 anos foi ultrapassado por dois jovens com idades sub-21. Está longe de voltar a ser relacionado.

Os casos dos jovens Miqueias, Ramon, João Vitor, Luiz Felipe, Choco e Gregory são semelhantes. São atletas que jogaram partidas com o time de transição no começo do ano, mas não chamaram a atenção do técnico Guto Ferreira nas vezes em que atuaram e nem nos treinamentos.

Jovens que mais receberam chances em 2022

O lateral-direito André foi o único atleta promovido do sub-20 a ter conquistado sequência de jogos, como reserva de Borel – este que ganhou a posição do experiente Jonathan, reprovado.

Henrique, contratado para o time principal, jogou como titular em sua chegada ao clube, mas logo em seguida sofreu uma lesão. Segue como parte do grupo.

Marcelo Ryan foi mais um jovem que ganhou várias oportunidades, enquanto Everton foi testado em dois jogos.

Miqueias atuou nos primeiros confrontos do ano, mas Guto não teve confiança no atleta para utilizá-lo em momentos decisivos das competições regionais. Devido à escassez de volantes, foi relacionado e entrou na reta final de dois jogos no Nordestão.

Atletas que devem voltar para a base

Já Gabriel, William, Cuadrado, Pedro Borges, todos do sub-20, foram relacionados e não estrearam no time de cima. Devem retornar à equipe júnior para as competições do ano.

Outros que não foram relacionados por Guto e que também descem para o sub-20 são Vinícius Amaral, Thiago Rosa e Brenner.

Zagueiro voltou de lesão recentemente

Já Gabriel Xavier é um zagueiro que retornou recentemente aos treinos após uma cirurgia no joelho realizada em 2021. Com contrato renovado até 2025, ele não atuou e nem foi relacionado para nenhum jogo do primeiro trimestre por não ter tido condições físicas.

Apesar de sem ritmo de jogo e sem ser testado em jogos, o atleta, a princípio, vai seguir no elenco.

Trata-se de uma situação diferente dos demais por não haver como saber a avaliação do técnico sobre ele, mas também sem definição.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Até onde você acha que o Bahia chegará na Série A 2024?
todas as enquetes