Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia
Jogador do Bahia desde 2020, Daniel já atuou na armação de jogadas e também como segundo volante, sempre revezando entre posições de acordo com o que cada treinador enxergava em seu futebol. Em 2022, com Guto Ferreira, ele vem sendo o jogador responsável pela armação de jogadas ofensivas.
Em jogos anteriores, ele formou uma trinca de volantes com os dois marcadores que atuam em posições mais recuadas no meio-campo.
Diante do Globo, Daniel atuou com mais liberdade para encostar nos atacantes, com pouca obrigação defensiva e solto para criar jogadas. É o que afirmou o técnico Guto Ferreira.
“Se vocês notaram, jogamos no 2-1. Daniel hoje não jogou no 4-1-4-1. Daniel foi o 10 mesmo, atrás do centroavante”.
Segundo o técnico tricolor, a mudança de posicionamento nas partidas faz parte de uma busca pela melhor função na qual o meia poderá ser mais eficiente em campo.
Guto ressalta que o biotipo franzino do camisa 10 dificulta em lances de contato e faz com que jogadas específicas tenham de ser criadas para que ele possa ser efetivo.
“É um jogador com maior facilidade do passe diferenciado. Só que é um jogador, até pela biotipia dele, com alguma dificuldade de jogar entrelinhas, jogo de contato, de costas. A gente tem que criar situações onde ele venha de frente para o jogo ou receber a bola sempre a partir de um pivô. O passe que ele tem que receber e girar é o diagonal, nunca frontal, porque o diagonal é muito difícil de o marcador estar colado. Frontal, geralmente ele está atrás, marcando o jogador, que dificulta. Ele é franzino e vai ter muito contato. Daniel não é de contato”.
Por fim, Guto detalhou as principais características do seu camisa 10 titular e garantiu que ele é o ‘mais lúcido’ do elenco para atuar neste setor.
“É de estar no espaço, fazer bola andar rápido e tirar os grandes passes. Não é 10 de entrar na área e fazer o gol. A maioria dos gols dele são da entrada da área, chegando para bater. Mas é o jogador mais lúcido, no momento, no plantel para fazer a função”.
O suposto substituto ideal para Daniel no elenco titular atualmente seria Mugni. Ao menos, em teoria. Já na prática, o argentino vem se caracterizando justamente por um jogo de mais contato, seja pela ponta esquerda ou em uma posição mais recuada no meio-campo.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.