Fonte: Rafael Machaddo / EC Bahia
A 29ª rodada foi finalizada na noite desta última quinta-feira (26) com a derrota do Vasco, em casa, e o triunfo do Santos jogando na Vila Belmiro.
Com os resultados do meio de semana, incluindo a derrota do Bahia diante do Cruzeiro, a classificação volta a colocar o Esquadrão em 15º lugar e com apenas três pontos de vantagem para o Z-4 – essa diferença caiu um ponto.
Dessa forma, como os matemáticos avaliam a situação atual do Bahia e como projetam o que o Tricolor pode alcançar até o fim do campeonato? Vejamos as probabilidades atualizadas!
De acordo com matemáticos da UFMG, o Bahia tem 18,1% de chances de cair de divisão nesse momento. O principal “derrotado” da rodada foi o Vasco, que voltou a ter 70% de chances de queda.
Ao derrotar o Bahia em um duelo direto, o Cruzeiro deu um importante salto para seguir na elite – e tem menos de 5% de chances de cair.
Os times com chances de rebaixamento:
- América-MG – 99,82%
- Coritiba – 99,69%
- Vasco da Gama – 70,6%
- Goiás – 50,8%
- Santos – 33,0%
- Bahia – 18,1%
- Corinthians – 10,0%
- Cuiabá – 7,1%
- Cruzeiro – 4,9%
- São Paulo – 4,2%
- Internacional – 1,7%
Olhando para a parte de cima, já que o Bahia também pensa em Sul-americana, as chances de ir ao torneio internacional em 2023 tiveram uma queda com os resultados dessa rodada – mas continuam bem maiores do que a de cair de divisão.
Segundo a UFMG, o Bahia tem 33,2% de chances de garantir um lugar na Sul-americana, sendo o nono time com maior probabilidade de alcançar a competição.
É importante mencionar que Fortaleza e Fluminense estão entre os três times com mais chances de irem à Sul-americana via Brasileirão. Sendo assim, podem abrir mais vagas para times abaixo na classificação caso vençam suas finais internacionais, pois iriam direto à Libertadores.
Os times com chances de Sul-americana:
- Fortaleza – 77,5%
- Internacional – 74,1%
- Fluminense – 65,7%
- Cruzeiro – 58,6%
- Cuiabá – 55,6%
- Atlético-MG – 47,2%
- Corinthians – 44,9%
- Grêmio – 40,7%
- Bahia – 33,2%
- Athletico-PR – 28,3%
- Santos – 20,1%
- Flamengo – 17,6%
- Palmeiras – 17,4%
- Goiás – 9,5%
- Bragantino – 5,1%
- Vasco da Gama – 4,5%
*Times como Flamengo, Palmeiras e Bragantino têm baixas chances de irem à Sul-americana porque estão na briga por Libertadores.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.