é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Bahia foi o único time a dar três dias de folga ao elenco?

Notícia
Brasileiro
Publicada em 6 de setembro de 2023 às 07:01 por Alan Vasconcelos

treino23-136
Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia

Após polêmica nas redes sociais envolvendo os três dias de folga dados para o elenco do Bahia depois do empate contra o Vasco, no último domingo (03), o ecbahia.com resolveu apurar e levantar dados referentes ao período de descanso dado por outros times que também brigam contra a degola.

Além dos clubes que estão na zona de rebaixamento, a lista leva em consideração as equipes que estão com menos de 5 pontos acima do Santos, que abre o Z-4 com 21 pontos. Dentre os clubes analisados que jogaram nesta rodada, apenas Bahia e Vasco deram folga de três dias aos seus atletas. Sendo assim, o Esquadrão foi a única equipe nesse contexto a fazer isso tendo jogado em casa (Vasco foi o visitante contra o Bahia).

O Coritiba, lanterna do campeonato, também deu três dias de descanso aos seus atletas, mas o alviverde paranaense está em uma situação distinta em relação aos outros clubes. Com o adiamento do jogo contra o São Paulo, que seria disputado na noite de domingo, o Coxa anulou os compromissos referentes aos treinamentos e deixou os jogadores livres durante sábado, domingo e segunda-feira.

América-MG e Santos também se enfrentaram no último domingo. O duelo do Z-4 aconteceu na Arena Independência, em Belo Horizonte, e após derrota, o Santos, que ainda precisou voltar para o litoral de São Paulo, deu apenas um dia de folga aos seus jogadores. O América, mandante da partida, concedeu folga de dois dias ao elenco.

Assim como o Santos, o Goiás também deu apenas um dia de folga aos seus jogadores.

Porém, se considerarmos as equipes que não estão lutando contra o rebaixamento, o número de dias de folga até aumenta. Como é o caso do Grêmio, que deu quatro dias livres aos seus jogadores e do RedBull Bragantino, que cedeu cinco dias de folga para os seus atletas.

 

Confira a lista

  1. Coritiba: não jogou na rodada, mas deu 3 dias de folga devido ao adiamento de seu jogo contra o São Paulo;
  1. América-MG: jogou domingo em casa- 2 dias de folga;
  1. Vasco: jogou domingo fora – 3 dias de folga;
  1. Santos: jogou domingo fora – 1 dia de folga;
  1. Bahia: jogou domingo em casa – 3 dias de folga;
  1. Goiás: jogou sábado em casa – 1 dia de folga;

 

Dar folga prolongada aos jogadores é uma prática comum

 

O período prolongado pode parecer estranho para o torcedor, mas é preciso deixar claro que toda equipe precisa dar um número específico de folgas ao jogador, isso é uma prática comum e assegurada por lei.

Em seu Artigo 7º, a Constituição Federal explica que: “São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social”, o termo é continuado no inciso XV, que diz que o repouso semanal remunerado deve acontecer, preferencialmente, aos domingos. A mesma coisa também está referenciada no artigo 67 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Como as partidas de futebol costumam acontecer no domingo, os atletas têm o direito de receber folgas logo no dia seguinte, isso é, na segunda-feira. Diferente dos trabalhadores “comuns”, os profissionais do futebol possuem um Contrato Especial de Trabalho Desportivo, que está previsto na Lei Pelé.

Devido às viagens de ida e volta para jogos fora de casa, concentrações para decisões e sequência de partidas em um curto período de tempo, muitas vezes o dia de folga do jogador acaba ficando acumulado e, quando a equipe acaba ficando um grande período sem partidas (como é o caso do Bahia agora), é o momento oportuno para “pagar” ou até antecipar as folgas dos atletas.

É necessário, também, levar em consideração que a rotina de treino e descanso não é montada poucos dias antes da partida e muito menos após o resultado de um confronto. Isso é algo que já está predefinido há alguns meses, sofrendo apenas ajustes devido às mudanças no calendário das competições. A exemplo, essa não foi a primeira vez neste ano em que o Bahia cedeu três dias de folga aos seus jogadores, isso aconteceu na última data FIFA, onde a folga prolongada foi dada logo após o empate por 2×2 contra o Cruzeiro na Fonte Nova.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes