O Bahia está prestes a iniciar uma das mais significativas mudanças em sua história recente no que diz respeito ao fornecimento de material esportivo.
A parceria com a Puma, uma das maiores marcas esportivas do mundo, já é dada como certa para 2025 há um longo período, mas a maior dúvida da torcida sobre o tema é: quando o anúncio acontecerá?
A novidade será oficialmente apresentada em 2025 e promete elevar o patamar do clube no cenário nacional e internacional, não apenas por significar uma mudança nos designs, mas também pela robustez do planejamento e operação jamais vistos no clube tricolor.
O setorista Fefo Noronha, do canal Info Bahêa, revelou novos detalhes sobre a vinda da empresa alemã para o Bahia, em especial sobre como a confecção ocorrerá e o provável momento para o lançamento dos primeiros uniformes da marca.
Quando a Puma lançará uniformes no Bahia?
Segundo a publicação, o planejamento é de que os novos uniformes do Bahia assinados pela Puma serão apresentados no Brasileirão 2025, a exemplo do que já ocorria com a Esquadrão nos últimos anos.
Em 2024, por exemplo, o Tricolor de Aço estreou seu novo uniforme branco na primeira rodada da Série A, contra o Internacional.
Para a temporada de 2025, a CBF confirmou a antecipação do início do Campeonato Brasileiro, com a primeira rodada prevista para o dia 29 de março.
Ou seja, a tendência é de que o Bahia apresente uniformes feitos pela Puma no fim do primeiro trimestre.
Como será feita a confecção dos uniformes da Puma no Bahia?
Uma das ressalvas feitas por torcedores quando se fala em marca internacional vestindo o Bahia é sobre como será feita a confecção.
O motivo é o “trauma” deixado pela passagem da Nike pelo clube, no início da década de 2010, que, apesar de ser uma das marcas mais importantes do cenário esportivo mundial, pecou justamente no fornecimento de materiais e nos produtos oferecidos ao torcedor tricolor.
Com a Puma, a parceria é feita diretamente com o Grupo City, que já é parceiro da marca em quase todos os clubes, incluindo o Manchester City. O Bahia, portanto, entrará na lista dos clubes que fazem parte do conglomerado e que são vestidos pela marca alemã.
Volt confeccionará materiais esportivos do Bahia com a Puma
Empresa responsável pela criação, confecção e distribuição de materiais esportivos de vários clubes no Brasil, incluindo o Vitória, a Volt tem parceria com a Puma para confeccionar materiais do Bahia.
Segundo o setorista, representantes da Volt viajaram à Alemanha em 2024 para formalizar o contrato de licença junto à Puma e ao Grupo City, que gerencia o Bahia.
Em contrapartida, a Puma também enviou representantes ao Brasil para alinhar as especificações técnicas, garantindo que toda a produção mantenha o padrão de excelência da marca.
Todos os materiais serão desenvolvidos pela Puma e serão usados pelo Bahia desde o primeiro dia do anúncio oficial.
Quais clubes do Grupo City vestem Puma?
Manchester City, Melbourne City, Montevideo City Torque, Girona, Mumbai City, Bolívar e Sichuan Jiniu são os clubes que são patrocinados pela Puma.
Outro grande nome do Grupo City, o New York City só veste Adidas pelo fato de que a Major League Soccer possui um acordo coletivo entre todos os clubes do campeonato.
Ou seja, não existem negociações individuais no que diz respeito a material esportivo na liga norte-americana. Caso contrário, o NYC certamente vestiria Puma há algum tempo.
Marca Esquadrão continuará existindo quando a Puma chegar o Bahia?
Sim! A marca Esquadrão poderá seguir existindo normalmente quando a Puma chegar ao Bahia. Contudo, sem mais licença para confeccionar materiais relacionados ao futebol do Esquadrão.
Dessa forma, a marca seguirá lançando camisas casuais – como a tradicional camisa branca de Réveillon, lançada todos os anos –, e outras camisas que remetam ao Bahia.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.