Em uma ação do Governo Federal, através do Ministério do Esporte, o jogo entre Bahia e São Paulo contará com uma sena de forte simbolismo no setor Sudeste: 384 cadeiras vazias estarão cobertas com camisas de diversos times brasileiros.
A ação representa as vítimas da violência associada ao futebol e destaca o impacto que esse problema causa na sociedade.
Muitas pessoas deixam de ir aos estádios por medo, clubes são obrigados a jogar com portões fechados, e as famílias vivem com a ausência irreparável de entes queridos que perderam a vida em decorrência de conflitos.
Chamada de “Cadeiras Vazias”, a campanha visa alertar sobre as várias formas de violência que afastam o público do futebol, desde agressões letais até outros atos graves, como racismo, homofobia, xenofobia, violência contra a mulher e intolerância religiosa.
Bahia x São Paulo terá campanha em prol da paz nos estádios
Promovida pelo Ministério do Esporte em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg) e clubes de todo o país, a campanha “Cadeiras Vazias” faz parte do Movimento de Ocupação pela Paz no Futebol.
O objetivo é reforçar a segurança nos estádios e incentivar comportamentos positivos, além de promover a denúncia de atos violentos.
As 384 cadeiras representam as vítimas fatais da violência no futebol entre 1988 e 2023.
Durante o evento, jogadores e torcedores de ambos os clubes participarão de atividades de conscientização, ressaltando que a construção de um ambiente pacífico no futebol depende de todos: sociedade civil, autoridades e instituições esportivas.
Ministro do Esporte, André Fufuca desta a importância da campanha.
“Essa campanha é um marco importante no combate à violência nos estádios. Nosso trabalho é para que o futebol, e o esporte no geral, seja um espaço de união, não de violência. Queremos que a paz ocupe os estádios e que crianças, jovens, adultos, idosos, famílias, todos possam torcer juntos, com segurança. A mudança de cultura é construída no dia a dia, com diálogo e ações que mostrem o impacto real da violência. Nosso objetivo é que o futebol seja um ambiente seguro para todos e que o amor pelo esporte sempre supere qualquer rivalidade”.
Além disso, o ato contará com a presença de familiares de algumas vítimas fatais, que voltarão ao estádio da Fonte Nova para participar desse gesto simbólico em prol da paz nos estádios.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.