Fortaleza e Bahia vão se enfrentar em jogo válido pela 27ª rodada do Brasileirão, neste sábado (21), na capital cearense.
Tricolores e nordestinos, os dois clubes têm as mesmas cores e até o mesmo apelido (Tricolor de Aço) e atualmente são os melhores nordestinos no cenário nacional, ambos posicionados dentro do G-6 e com a possibilidade de alcançarem a próxima Copa Libertadores.
Como não poderia deixar de ser, os confrontos entre as duas equipes também vêm sendo marcados por equilíbrio dentro das quatro linhas.
Equilíbrio é a marca de Bahia x Fortaleza nos últimos anos
Quando falamos sobre os últimos 10 jogos – de 2021 a 2024 –, envolvendo Bahia e Fortaleza, o retrospecto mostra, cada um venceu o mesmo número de jogos:
- 4 triunfos do Bahia
- 4 triunfos do Fortaleza
- 2 empates
- 14 gols marcados pelo Bahia
- 11 gols marcados pelo Fortaleza
Nesse período, apesar do equilíbrio no que diz respeito aos resultados no geral, houve alguns jogos que “saíram da linha”.
No fim do Brasileirão de 2020, o Bahia aplicou uma goleada de 4 a 0, fora de casa, sobre o Fortaleza, para fugir do rebaixamento.
Já em 2023, o Fortaleza foi quem atropelou o Esquadrão por 3 a 0, na Fonte Nova, pela Copa do Nordeste.
Houve também bons e maus momentos para o Bahia.
Em 2021, o Bahia eliminou o Fortaleza na semifinal do Nordestão e em seguida foi campeão diante do Ceará. No mesmo ano, contra o Fortaleza, na última rodada da Série A, o Esquadrão teve o rebaixamento confirmado.
Já nas duas partidas mais recentes, a vantagem foi do Bahia, com triunfos na Fonte Nova no segundo turno da Série A de 2023 e no primeiro turno da Série A de 2024.
Técnico do Fortaleza é o mesmo desde 2021
Das últimas dez partidas em que enfrentou a equipe cearense, o Bahia viu o mesmo treinador do outro lado.
Vojvoda comanda o time desde 2021 e estreou contra o Esquadrão na derrota do FEC por 4 a 2, com show de Hugo Rodallega, que marcou todos os quatro gols.
Em seguida a esse confronto, o treinador argentino do Fortaleza levou a melhor em três partidas consecutivas contra o Bahia e só voltou a perder para o Esquadrão de Aço quando Rogério Ceni assumiu o comando no fim de 2023.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.