Com um período de dez dias sem nenhum jogo, durante a Data Fifa para os jogos das Eliminatórias, o Bahia aproveitou inicialmente para descansar e desde quarta-feira tem trabalhado diariamente no CT, com foco não só em questões táticas, mas também com ênfase na parte física do elenco.
Depois de 55 jogos já disputados em 2024, o Bahia sabe que voltará a campo somente na próxima quinta-feira (12), e esse tempo tem sido aproveitado para aprimorar a parte física depois de uma maratona de jogos.
Preparador físico do clube, Danilo Augusto concedeu entrevista no CT Evaristo de Macedo e explicou as dificuldades do cuidado da parte física dos jogadores ao longo da temporada, que é sempre desgastante.
“O calendário impossibilita o trabalho com cargas condicionantes, e o jogo se torna o principal momento que o atleta tem máximo de desempenho”.
Com foco na recuperação dos jogadores, e no aprimoramento da parte física, a preparação é dividida entre grupos, com foco no que cada um precisa.
“Nós temos sessões definidas no aspecto da força, realizado dentro do campo. Tentamos contemplar trabalhos de potência que vão decidir as partidas. E também teremos sessões destinadas para prevenção da força, na parte interna da academia. Trabalho de fortalecimento dos músculos. A gente tenta buscar dentro da semana que temos para trabalhar”.
“Nós temos grupos distintos. Atletas que estão jogando, que a preocupação é a manutenção das cargas, do desempenho. E atletas que não têm tantos minutos jogados. Tentamos incrementar as cargas para que possam evoluir e aumentar nível das capacidades motoras”.
Jogadores que já ultrapassaram minutos em campo em relação a 2023
O profissional do clube destaca que há atletas do elenco que em 2024, faltando três meses para o fim da temporada, já ultrapassaram o tempo de jogo que tiveram em 2023.
“Temos atletas que já ultrapassaram minutos jogados na temporada anterior. A gente fica atento para observar. Momento que a gente busca a recuperação. E, nesse momento, com 10 dias de preparação, colocar cargas condicionantes para que os atletas consigam aumentar os seus níveis das capacidades e mantê-las para ter ótimo desempenho durante os jogos”.
Um exemplo é o volante Jean Lucas, com 44 jogos disputados em 2024 e um total de 3.870 minutos em campo. Em 2023, ele fez 32 partidas – contabilizando Mônaco e Santos –, e registrou apenas 2.196 minutos jogados.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.