A CBF e os 20 clubes da Série A vão discutir nesta terça-feira (14) uma possível redução no número de rebaixados na elite do futebol brasileiro.
A ideia inicial é de uma redução para três no número de equipes caem para a Série B.
Pelo lado das equipes que simpatizam com a mudança, o objetivo é de gerar maior estabilidade para os times que compõem a primeira divisão nacional.
A possível alteração no regulamento precisa ser aprovada pela maioria dos clubes e ter aval da própria CBF, que tem o direito do veto caso desaprove a medida.
A ideia pode ser mal vista pelos clubes da Série B, já que seria reduzido também o número de times que sobem de divisão. Porém, os apoiadores indicam que uma mudança no número de rebaixados para a Série C também pode ser interpretado como positivo, segundo o ge.globo.
No Conselho Técnico do Brasileirão, os clubes também vão discutir a possibilidade de aumento no número de estrangeiros por jogo e perda de pontos para casos de racismo.
Libra e LFF são favoráveis
Diminuir o número de rebaixados está nas propostas tanto da Liga do Futebol Brasileiro (Libra), como também da Liga Futebol Forte (LFF). A priori, a mudança era planejada para 2025, quando um novo calendário para a Série A também pode ser adotado.
Portanto, em teoria a maioria dos clubes das Séries A e B já aprovam diminuir o Z-4 para Z-3. O que ainda não está definido é sobre a antecipação já para 2023.
O Z-3 já é adotado nas principais ligas europeias.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.