Uma das novas joias do futebol uruguaio, Luciano Rodríguez já desembarcou em Salvador e será anunciado como reforço do Bahia para as próximas cinco temporadas.
Adquirido por uma quantia recorde no Nordeste, superando – por muito –, o valor da até então compra mais cara feita pelo Bahia, que é Jean Lucas, por R$ 24,4 milhões.
Luciano Rodríguez chega ao Bahia em razão do forte desejo do Grupo City em tê-lo em algum dos clubes que fazem parte do conglomerado. Primeiro, o Girona tentou a aquisição, mas parou no Fair Play Financeiro espanhol. A partir disso, o Esquadrão de Aço foi quem abriu negociações pela compra.
Mas, a pergunta que muitos fazem neste momento é: em qual posição o novo atacante tricolor joga? É o que o explicaremos agora!
Entenda como Luciano Rodríguez pode agregar ao Bahia
Atacante de 1.79 cm de altura, Luciano Rodríguez é destro e tem o lado direito do campo como preferido para atuar. Foi assim em toda a sua trajetória com a camisa do Liverpool de Montevidéu, clube pelo qual se destacou entre 2023 e 2024.
Foi também pelo lado direito do ataque do Uruguai que ele se destacou na Copa do Mundo sub-20, em 2023, marcando inclusive o gol do título mundial para a seleção de base do seu país.
“Lucho”, como é conhecido, não se caracteriza como um centroavante, mas também não é exatamente um jogador que atua preso na ponta direita. Pelo contrário.
Rodríguez tem como característica se fazer presente em diversos setores do ataque, atuando fora da grande área na maior parte do tempo, mas sem deixar de pisar na grande área para finalizar jogadas.
Portanto, é uma peça que pode se encaixar tanto na função que hoje é ocupada por Thaciano, mas principalmente na posição e no modelo tático que atualmente é desempenhado por Everaldo.
Mobilidade e jogo vertical
Como dito anteriormente, o novo reforço do Bahia tem preferência pelo jogo pelo lado direito do campo, o que é confirmado pelo mapa de calor do jogador tanto com a camisa do Liverpool-URU, como também pela seleção sub-20 do Uruguai.
Mesmo tendo um estilo de jogo que o deixa fora da grande área em grande parte do tempo, Rodríguez conhece o caminho do gol. Em 2024, soma 13 gols marcados em 29 partidas disputadas por clube e seleções olímpica e principal.
Em outro exemplo, Luciano Rodríguez foi titular absoluto do Uruguai na Copa do Mundo sub-20 de 2023, também escalado como atacante pelo lado direito.
Último jogo com gols pelo Liverpool-URU: entenda como o atacante atuou
Luciano Rodríguez marcou gols pela última vez no dia 20 de maio, em jogo do Liverpool-URU contra o Miramar, pela Liga Uruguaia.
O agora atacante tricolor, como de costume foi escalado no lado direito do ataque, mas, novamente, traçando uma área diagonal na direção à área do adversário. Nesta partida, Rodríguez marcou dois gols e recebeu uma nota 9.2 do SofaScore:
Posicionamento de Thaciano e Everaldo, titulares do ataque do Bahia
Já falando especificamente sobre os atuais titulares do ataque tricolor, Thaciano e Everaldo se destacam justamente por atuarem como atacantes de mobilidade.
Nenhum dos dois fica preso na grande área adversária. Ambos costumam atuar de forma a afastar os zagueiros da grande área e permitir a subida de jogadas como Cauly e Jean Lucas – este principalmente, como um elemento surpresa –, fazendo com o Bahia ataque com um número maior do que teria com atacantes entre os defensores do adversário.
Para exemplificar de maneira visual, veja abaixo o mapa de calor respectivamente de Everaldo e Thaciano na Série A:
Everaldo tem uma função tática importante pelo lado direito do campo, além de ser o jogador que costuma pisar na grande área adversária mais vezes quando atua ao lado de Thaciano.
Já Thaciano, quando joga com Everaldo, é o jogador que tem uma função tática também fundamental do lado esquerdo para o centro do ataque, aparecendo com frequência para finalizar jogadas. Não à toa, é o goleador da equipe em 2024 e vice-artilheiro do Bahia na Série A.
Isso quer dizer que Luciano Rodríguez poderá tanto substituir um dos dois, mas também formar um trio de ataque. Nesse caso, Everaldo seria o jogador central do ataque.
Rodríguez pode fazer a função de Everton Ribeiro?
Não exatamente, mas pode ocupar o lugar do camisa 10 tricolor mudando a forma de jogar. Da mesma forma como Biel faz quando substitui Cauly no decorrer das partidas. Ou o próprio Ademir, quando entra na vaga de Everton Ribeiro em determinadas situações.
Everton tem uma característica única no elenco tricolor, que é a de participar da armação do jogo pelo lado direito, mas jogando na maior parte do tempo distante da grande área. Ele joga alinhado a Cauly e Jean Lucas, que têm Caio Alexandre mais recuado.
Além disso, Rogério Ceni não tem tido receio de utilizar o próprio Ademir, que é um ponta direita nato, junto com Everton Ribeiro.
Escalação do Bahia contra o Juventude e mapa de calor de Everton Ribeiro em 2024:
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.