Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia
A pré-temporada do Bahia foi marcada por uma grande expectativa dos torcedores sobre um novo modelo de jogo que seria aplicado a partir da chegada do Grupo City ao controle do futebol tricolor, além da escolha do técnico Renato Paiva para comandar a equipe em campo.
Ao longo das quatro semanas de atividades, foi falado com frequência sobre a mudança na filosofia de jogo do Bahia para 2023, que sairia do estilo reativo para ter a posse e atuar ofensivamente.
Após seis jogos disputados, o treinador Paiva segue na busca por entrosamento em sua equipe, aplicando o modelo de jogo que prometeu desde sua chegada.
Com elogios pelos quatro triunfos e críticas por falhas na saída de bola, contra Sampaio e Vitória, o treinador falou novamente sobre o tema estilo de jogo e garantiu que seguirá com a sua filosofia de trabalho.
“Foi assim que cheguei aqui e vai ser assim que vou continuar. Cheguei aqui por esta ideia de jogo”, afirmou o treinador tricolor.
Questionado sobre o “choque cultural” após receber as primeiras críticas como treinador do Bahia, Renato Paiva falou sobre a postura da torcida nas arquibancadas e pediu paciência, mas também ressaltou que é preciso ‘saber perder’, pois nem sempre o Esquadrão sairá vencedor dos jogos.
“É difícil, porque todos querem ganhar. Ninguém quer perder. Mas o torcedor vem para o estádio ver o time jogar, e não para ver o time correr atrás da bola. E quem pensa assim tem que estar pronto para perder também. A pressão existe, mas tem que ser em cima da função do jogo. Perdeu? Mas perdeu no detalhe, como foi contra o Sampaio Corrêa. Eu também vivo para ganhar, mas ganhar todas é impossível”.
Focado em fazer o time jogar com a bola, Paiva afirmou até que sai triste quando vence sem apresentar um futebol satisfatório.
“Temos um caminho, uma estratégia. Sabemos o que queremos e como queremos. Quero que o torcedor sinta orgulho desta equipe, por isso digo que eles são campeões de vibração. Não vamos ganhar sempre. Nem eu, nem o Guardiola, nem ninguém. Por isso me preocupo com as formas. Às vezes ganhar sem jogar nada me deixa triste. Triste porque me preocupo com o processo”.
O próximo jogo do Bahia será na quarta-feira (1º), às 21h30, contra o Barcelona de Ilhéus. A partida será no estádio Mario Pessoa.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.