Flamengo e Bahia estão empatados em número de pontos na parte mais alta da tabela do Brasileirão, com o time carioca levando vantagem no saldo de gols. Mas, para os matemáticos, é o Esquadrão quem tem, nesse momento, mais chances de título.
Segundo matemáticos do Departamento de Matemática da UFMG, o Esquadrão de Aço atualmente aparece com 15,3% e chances de ser campeão. Já o clube da Gávea tem 13,9%. Ou seja, 1,4% a menos mesmo estando à frente no critério de desempate na classificação.
Professor de matemática da UFMG, Gilcione Nonato, um dos responsáveis pelos cálculos que atraem a atenção dos torcedores todos os anos, explica o motivo de o Tricolor de Aço ter mais chances de título a essa altura da competição.
Antes de mais nada, o especialista afirma que o peso da ‘camisa’ não é critério matemático e, portanto, não faz parte da projeção.
“No início do campeonato, o modelo considera que todos os times são iguais. A camisa de cada time não é considerada, por uma questão de impessoalidade. E somente os jogos de cada time no campeonato são levados em consideração”, disse ao jornal GLOBO.
Fator mandante coloca o Bahia em vantagem sobre o Flamengo, diz matemático
De acordo com explicação do matemático, o fato de o Bahia ainda não ter desperdiçado um ponto sequer dentro de casa o coloca como um candidato mais forte do que um visitante indigesto, como é o caso do Flamengo.
“Com os jogos já realizados, mede-se os perfis de cada time, como mandante e visitante. Esses perfis são projetados nos jogos futuros por meio de milhões de simulações”.
“No caso específico, o Bahia é um mandante melhor do que o Flamengo e o Flamengo é um visitante melhor do que o Bahia. Então, no futebol é mais provável a vitória do mandante do que do visitante. Assim, com somente esses jogos realizados, é mais provável que o Bahia consiga mais pontos do que o Flamengo, pelo fator classificação como mandante. Manter um desempenho considerável como visitante não é muito provável”.
O Bahia tem quatro triunfos em quatro jogos na Série A. Tem 100% de aproveitamento como mandante, junto com Athletico Paranaense e Cruzeiro.
Ter menos ‘clássicos’ também favorece o Bahia
Com o Flamengo tendo três rivais diretos no estado, e o Bahia apenas um, Gilcione Nonato entende que o Esquadrão também leva vantagem por esse fator. Em clássicos locais, a tendência é de jogos mais apertados – com exceção da goleada do próprio Flamengo sobre o Vasco.
“Há um fato interessante é que o Flamengo possui mais clássicos do que o Bahia. Nesses jogos, jogar como mandante e como visitante são fundamentais. O Bahia só possui o Vitória, como clássico regional, já o Flamengo possui 6 clássicos, que em geral, são jogos imprevisíveis”.
No único clássico local que tem nessa Série A, o Bahia somou um ponto no jogo fora de casa, disputado na terceira rodada. No segundo turno, o mando será tricolor na Arena Fonte Nova.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.