Com o triunfo de 1 a 0 diante do Fortaleza na noite de ontem pela oitava rodada do Brasileirão, o Bahia voltou a conquistar o Cinturão do Futebol Brasileiro, após um hiato de sete anos. A última vez que o Esquadrão havia obtido a honraria foi, curiosamente, contra a mesma equipe cearense, após triunfo de 2 a 1 na Copa do Nordeste de 2016.
O título estava com o Fortaleza desde o dia 26 de maio deste ano, quando os tricolores derrotaram o Sport, que até o momento era o atual campeão. A equipe do Pici conseguiu defender seu cinturão por três jogos, após vencer os desafiantes Athletico-PR e CRB em duas oportunidades (apesar da derrota na segunda partida da final da Copa do Nordeste, o Fortaleza manteve o cinturão por ter vencido nas penalidades), mas não conseguiu superar seu último desafiante: o Bahia.
Essa é a 55ª vez que o Bahia se torna o detentor do Cinturão do Futebol Brasileiro, sendo 13 por conquistas sobre atuais campeões e 42 por ter defendido o título. A maior sequência de defesas do Esquadrão aconteceu em 1983, quando o tricolor derrotou 16 desafiantes.
O que é o Cinturão do Futebol Brasileiro?
Após ler tudo isso, você deve estar se perguntando sobre qual o significado dessa matéria. Quem gosta de boxe ou MMA já está familiarizado com o funcionamento dos Cinturões, onde o atual detentor (campeão) é desafiado por um outro lutador para que seja definido se o cinturão será passado para o desafiante ou se ele permanecerá com o campeão. Buscando trazer essa fórmula de desafios ao futebol, foi criado o “Cinturão do Futebol Brasileiro” (CFB).
No CFB são contadas todas as partidas oficiais da história do futebol no Brasil, sendo o primeiro vencedor de um jogo, o primeiro detentor do cinturão. De acordo com o site oficial do Cinturão do Futebol Brasileiro, o primeiro clube a se tornar detentor do cinturão no país foi a Associação Atlética Mackenzie College, em 1902. “Um novo campeão somente surge depois de derrotar o antigo campeão. E, assim que conquista esse cinturão, ele passa a defender o título contra outros desafiantes”, define a organização.
Bahia terá a missão de defender seu cinturão
Agora que é campeão, o Bahia terá a missão de defender seu título por todo o restante da temporada, até que, eventualmente, seja derrotado. O próximo desafio ocorrerá logo neste domingo (16), quando o Esquadrão viajará para enfrentar o desafiante Criciúma. O jogo, além de colocar em disputa esse título simbólico, também é válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Em caso de empate, o cinturão permanecerá com o Bahia.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.