Em 1995, o grande clássico voltou ao Brasil sob o comando dos lendários Pelé e Garrincha. A final entre Botafogo e Santos foi uma das partidas mais emocionantes da história. O então famoso time de Tulio Maravilla era composto por muitas estrelas como:
- Donizete;
- Gottardo;
- Wagner;
- Beto.
No campo dos adversários estava o não menos extravagante Giovanni, que passou por uma excelente escola brasileira e muito em breve poderá se tornar um legionário brasileiro nos campos de um dos principais clubes da Europa.
Perfis Dos Principais Jogadores Da Partida
Túlio entrou para a história como o único jogador de futebol que conseguiu se tornar o maior goleador, atuando em times das três divisões brasileiras. Antes de ingressar no Botafogo, conseguiu jogar pelo Goiás e depois ir para a Suíça marcar pelo Sion local por duas temporadas. Em seu histórico também estavam:
- Boliviano Jorge Wilstermann;
- Al-Shabab da Arábia Saudita;
- Clube húngaro Ujpest.
A carreira de jogador de Giovanni começou em clubes locais, mas seu verdadeiro apogeu está associado ao Santos. No final da temporada, foi reconhecido como o melhor jogador de futebol do campeonato, e então o imparável polivalente partiu para conquistar o continente europeu como parte do brilhante Barça. Giovanni foi aquele que os orgulhosos e ambiciosos jogadores de futebol da seleção juvenil sempre quiseram imitar. Suas principais vantagens foram consideradas: carisma, determinação e extrema contenção em campo.
Análise Dos Momentos Mais Memoráveis
Se naquela época o torcedor brasileiro tivesse a oportunidade de fazer o 1Win app download e utilizar os serviços dessa casa de apostas a partir de um dispositivo móvel, a partida pelo título do campeonato entre Botafogo e Santos simplesmente explodiria as cotações. O segundo jogo pelo troféu do campeonato se tornou a partida mais polêmica da história das finais, na verdade, foi uma série de erros de arbitragem que afetou diretamente o resultado. Se a primeira parte do confronto, vencida pelo Botafogo, transcorreu praticamente sem incidentes, então questões polêmicas começaram a surgir ao longo do primeiro tempo. O jogo teve como pano de fundo muitas violações e ataques muito difíceis.
A primeira situação de conflito surgiu após o gol de Túlio. Uma cobrança de falta pela esquerda confundiu completamente as cartas da defesa santista e após chute magistral do atacante Botafogo, a bola bateu no gol, mas o problema todo é que o atacante estava impedido, mas o árbitro contou o gol sem problemas.
O fato do Santos ter conseguido igualar o placar no segundo tempo foi um acidente, que voltou a ser realidade graças ao árbitro. Marquinhos, pela lateral direita, recebeu de Jamelli, tocou com a mão e passou na direção de Passos, que chutou para a rede com um chute magistral.
Passosh também se envolveu em episódios que poderiam ter mudado o rumo da partida. No entanto, suas magníficas cobranças de falta foram defendidas por Wagner. O segundo gol de Passos simplesmente não foi contabilizado e o apito final selou o empate triunfante do Botafogo.
Reação Da Mídia Ao Resultado Da Partida
O resultado do campeonato de 1995 permaneceu como tema principal da mídia esportiva por vários anos. Tendo como pano de fundo as opiniões de especialistas, também houve declarações suficientes de participantes diretos nesses eventos.
Alguns anos depois, em entrevista, Camandusia disse que conheceu o árbitro da partida final no aeroporto de Minas Gerais. Ele admitiu seus erros e quase foi perdoado. Não demorou muito para que o grande Tulio Maravilla demonstrasse remorso por ter confirmado publicamente sua posição de fora antes do gol ser marcado;
Em geral, a imprensa voltou a falar ativamente sobre a necessidade de introduzir replays de vídeo por analogia com outros esportes. Os acontecimentos ocorridos durante uma partida deste nível se tornaram em um dos pré-requisitos claros para o surgimento do VAR. Porém, as primeiras partidas com a participação de um assistente interativo da comissão de arbitragem tiveram que esperar mais de 20 anos.
Consequências Do Jogo A Longo Prazo Para Ambas As Equipes
Tendo como pano de fundo a informação geral, que discutiu apaixonadamente a arbitragem na partida final, de alguma forma se esqueceram do espetáculo em grande escala apresentado por duas equipes maravilhosas. Foi graças a uma partida tão intransigente e brilhante que o mundo do futebol mais uma vez prestou atenção à habilidade e ao trabalho bem coordenado dos brasileiros em todas as vertentes.
Apesar de nem todos os gols nas partidas finais terem sido marcados de forma justa, dirigentes de futebol de todos os continentes não perderam a vontade de reabastecer o elenco de seus principais clubes com mestres do Brasil. Prova confiável disso foi a transferência precoce de Giovanni para o Barcelona, com a qual conquistou magníficas vitórias na Copa e no Campeonato Espanhol.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.