O Bahia tem sinalizado que não avançará no mercado durante a janela prevista para julho e agosto. Foi o que afirmou o técnico Rogério Ceni, ao dizer que o clube “não gastaria milhões” e é também o que mostra a movimentação até o momento.
Em contrapartida, o clube avalia a situação de três jogadores que estão sob contrato de empréstimo com equipes europeias até o fim deste mês de junho.
São eles: o zagueiro Vitor Hugo, o lateral-direito André e o volante Diego Rosa, que estão de férias após a temporada nos países da Europa ter sido encerrada no fim de maio.
Vitor Hugo
Vitor Hugo (foto acima), pelo Panathinaikos, só fez oito jogos como titular e não se firmou.
Apesar de ter no contrato uma opção de compra – e até uma obrigação de compra caso alcançasse metas –, a tendência é de que não fique no clube grego.
Seu contrato com o Bahia vai até dezembro de 2026 – ou seja, daqui a dois anos e meio.
Notadamente, o clube se movimentou no mercado em busca de novos zagueiros – além de Cuesta – e ainda não conseguiu.
Com o elenco tricolor tem apenas o argentino como zagueiro canhoto, seu retorno não é descartado, mas depende do aval de Rogério Ceni.
Diego Rosa
Dos três jogadores, Diego Rosa foi quem mais atuou. Foram 15 jogos pelo Lommel, clube belga do Grupo City, na segunda divisão nacional.
A situação do volante, entretanto, vai além da questão contratual.
Rosa saiu do Bahia por fatores externos. Insatisfeito com sua trajetória de pouco destaque pelo clube, com pressão e críticas por seu desempenho, o atleta chegou a desabafar em janeiro e afirmar que “não jogaria mais futebol”.
Foi acolhido internamente pelo clube e recebeu atenção especializada. Ganhou a possibilidade de voltar ao Lommel, onde já havia atuado com destaque.
A chance de continuar no futebol europeu, pelo clube belga ou em outra equipe, não é descartada. Vale relembrar que o City tem outros clubes na Europa, além de equipes parceiras para as quais costuma emprestar atletas para fora do grupo.
André
Por fim, André não foi utilizado pelo Estrela Amadora, de Portugal, em nenhuma partida oficial da equipe principal – só atuou em um jogo do time sub-23. O clube português tem a opção de estender o empréstimo por mais 12 meses.
Dentre os jogadores citados, é quem teria menos espaço no elenco do Bahia. Em sua posição, Arias já é o titular absoluto e tem Gilberto e Cicinho no banco de reservas.
Há a possibilidade de permanecer no Estrela Amadora. Mas, caso não continue no atual clube, uma nova saída por empréstimo seria a solução mais provável.
Jhoanner Chávez não retornará ao Bahia
Uma certeza é de que o lateral-esquerdo Chávez não voltará ao Bahia, pelo fato de ele já estar vendido ao Lens, da França, na maior venda da história do futebol nordestino.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.