Um esquema que desviou valores do FGTS de jogadores de futebol vem sendo investigado pela Polícia Federal e foi revelado em reportagem do Fantástico, da TV Globo, desse último domingo (2).
De acordo com a investigação, um ex-jogador de Santos, Bahia e Atlético-MG é considerado como suspeito de facilitar as fraudes: Marcelo Silva.
Aposentado do futebol profissional desde 2009, Marcelo Silva foi meio-campista e começou na base do Juventus-SP, passando pelo Santos na geração formada por Diego e Robinho.
Sua passagem pelo Bahia ocorreu em 2003 e durou somente três jogos, deixando o clube logo em seguida para jogar pelo Atlético-MG.
O golpe do FGTS
Segundo a PF, o golpe funciona com falsificação de documentos e assinaturas dos atletas, acessando a conta do FGTS das vítimas e desviando para uma conta aberta em nome do atleta, de forma irregular. Por fim, movimentam para contas de laranjas.
“De alguma forma conseguiam acessar esses documentos verdadeiros dos jogadores para, a partir então, poderem falsificar esses documentos e abrirem contas correntes para poderem receber esses recursos desviados irregularmente do FGTS”, afirma Caio Porto Ferreira, delegado da PF.
Quem sofreu o golpe?
Atletas como Ramires, Maikon Leite e o ex-jogador Elano estavam entre os brasileiros que foram lesados, em um esquema que começou em 2014.
Depois disso, atletas estrangeiros viraram os alvos. Paolo Guerrero teve R$ 2,3 milhões transferidos para uma conta aberta ilegalmente em seu nome. Cueva e João Rojas foram outros.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.