A Bahia é conhecida por revelar diversos atletas em diferentes modalidades esportivas. O futebol não poderia ser diferente. Afinal, uma série de jogadores baianos se destacaram ao longo de seus primeiros passos e ganharam popularidade além da média no mundo do esporte. Confira a seguir alguns desses atletas.
Daniel Alves
Polêmico, campeão de diversas competições e com uma história cheia de momentos únicos, Daniel Alves não poderia ficar de fora da lista de jogadores da Bahia que ficaram famosos no mundo. Em sites onde você pode encontrar tudo sobre os futebolistas brasileiros e europeus é comum ver nomes como o de Dani Alves entre os atletas.
Foto Icon Sport: Dani Alves
Após iniciar a sua carreira no Bahia em 2001, Dani Alves foi rapidamente transferido para o Sevilla, da Espanha. Em território espanhol, Daniel Alves conseguiu se destacar no Barcelona. Após 8 temporadas no Barça, Dani teve passagens pela Juventus e pelo Paris Saint-Germain, antes de voltar para o Brasil e jogar pelo São Paulo.
Ao longo da carreira, Daniel Alves conquistou mais de 15 taças internacionais, incluindo o Mundial de Clubes, Liga dos Campeões, Copa América, Campeonato Italiano, Olimpíadas e muito mais.
Vampeta
Vampeta nasceu em Nazaré das Farinhas e é um dos atletas baianos que ganhou destaque no futebol nacional e internacional. Sua principal passagem foi pelo Corinthians, onde jogou mais de 250 jogos e conquistou títulos importantíssimos em sua carreira. Além do Timão, Vampeta também jogou em outros clubes brasileiros.
Assim como outros jogadores conhecidos de clubes brasileiros, Vampeta teve passagens pelo Flamengo e Fluminense. No que diz respeito ao cenário internacional, o craque deixou a sua marca no Paris Saint-Germain, Internazionale, PSV e Kuwait. Um dos seus principais títulos é a Copa do Mundo de 2002, além de 2 Campeonatos Brasileiros.
Bobô
Pouco conhecido da geração mais recente do futebol, Bobô foi um dos baianos de maior sucesso no futebol brasileiro. O atacante se destacou no Bahia com mais de 100 partidas disputadas com a camisa do clube baiano. Apesar de sua carreira ter iniciado no Catuense, Bobô teve passagens pelo São Paulo, Flamengo, Fluminense, Corinthians, entre outras equipes.
O maior destaque de Bobô foi quando o atacante recebeu a Bola de Prata nos anos de 1988 e 1989 pelo seu ótimo desempenho nas campanhas da seleção brasileira. Além de ser atleta, Bobô também foi treinador comandando a equipe baiana por 2 temporadas em 2002 e 2003.
Dida
Quem viu as transmissões dos jogos da Seleção Brasileira em 2002 certamente se lembra da famosa frase de Galvão Bueno: “Sai que é sua, Dida!”. O goleiro baiano que nasceu em Irará é, definitivamente, um dos jogadores da Bahia que mais se destacaram no cenário nacional e internacional.
Foto Icon Sport: Dida
Após iniciar a sua carreira no Vitória, Dida foi para o Cruzeiro e Corinthians antes de seguir para o Milan, onde jogou por mais de 7 temporadas consecutivas. Nélson – seu verdadeiro nome – tem em sua história títulos como a Copa do Mundo, o Mundial de Clubes, Liga dos Campeões e Campeonato Brasileiro, reforçando sua qualidade em campo.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.