Computando-se os jogos válidos por campeonatos nacionais (Copa do Brasil e Brasileirão), foram realizadas, ao todo, 21 partidas entre Bahia e Grêmio.
E os gaúchos levam uma pequena vantagem de um triunfo a mais: enquanto eles venceram 7 vezes, nós vencemos 6, ocorrerendo 8 empates. Para se ter idéia do equilíbrio deste confronto, ambas as equipes balançaram as redes da outra em 21 oportunidades.
Porém, em se tratando dos embates realizados na Fonte Nova, os números são favoráveis ao Esquadrão de Aço. Em 13 jogos, venceu seis, perdeu três e houve quatro empates (marcou 20 e sofreu 13 tentos).
Ademais, a maior goleada do clássico também pertence ao Bahia. Ela ocorreu no dia 7 de abril de 1985, um 4 a 1, no Octávio Mangabeira. Ronaldo Marques (2), Marinho e Celso fizeram para os baianos, ao passo que Tarciso descontou para os gremistas.
O último confronto entre as duas equipes ocorreu no dia 20/09/2001 e foi válido pelo Campeonato Brasileiro. A partida, que foi marcada pela forte chuva que caiu em Salvador (aliás, foi até disputada numa quinta por antes ter sido adiada devido o mau tempo na cidade), terminou empatada em 1 a 1, quebrando uma excelente série de três triunfos consecutivos do Tricolor na competição.
O Grêmio fez o primeiro com Marinho, enquanto Robson, de pênalti, empatou para os anfitriões.
Confira a formação do Bahia em tal episódio: Emerson; Denilson, Carlinhos, Jean Elias e Jefferson; Ramalho, Bebeto Campos, Ramos e Fábio Costa (Marcus Vinícius); Robson e Nonato (Alex Alves).
Veja as estatísticas dos confrontos entre o Esquadrão de Aço e os demais clubes brasileiros!
Clique aqui para saber tudo sobre o Brasileirão 2002
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.