Bastaram apenas 40 minutos para que clubes e Federação Bahiana de Futebol confirmassem, na quinta-feira passada, os termos do campeonato estadual do próximo ano.
A paz reinante no encontro realizado no Palácio dos Esportes foi resultado de um trabalho de convencimento realizado na diretoria da entidade, desde setembro, e do interesse que os clubes podem apresentar no futuro, além do pré-arbitral. Até o primeiro BA-Vi já tem local escolhido através de sorteio: a Fonte Nova.
A FBF tratou de dar algo a mais e anunciou outras medidas para aliviar os cofres dos clubes, além dos grupo regionalizados que geram viagens curtas: vai reduzir em 20% todas as taxas e emolumentos cobrados, desde que pagos no ato e não debitados em conta. A mesma redução será aplicada na remuneração de árbitros, assistentes e delegados.
A arrecadação das partidas será do mandante e o preço mínimo do ingresso, R$ 5. O preço máximo fica por conta da realidade de cada um. A exemplo do ano passado, apenas um agremiação será rebaixada e outra promovida.
A competição vai mesmo começar dia 19 de janeiro e terminar em 23 de março. As 13 agremiações serão distribuídas em três grupos na fase classificatória. Farão jogos de ida e volta dentro do mesmo grupo. Oito equipes se classificarão para as oitavas (uma delas biônica) e serão distribuídas em quatro grupos de dois times que se enfrentarão no sistema mata-mata, até o campeão ser conhecido.
No período de 6/4 até 27/7, 11 times (à exceção de BA-Vi) disputarão uma espécie de extensão do Baianão: o Campeoanto do Interior, seletiva para uma vaga no Brasileiro da Série. As duas piores equipes desta última competição se enfrentarão para fugir do rebaixamento. Apenas o rebaixado não terá direito a inscrever-se na Taça Estado da Bahia, competição que a FBF promove até o final da temporada.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.