O Cruzeiro detém uma ampla vantagem no retrospecto contra o Bahia – iniciado em 1946, num amistoso que terminou empatado em 2 a 2. Das 49 vezes em que os times se enfrentaram, 29 foram pelo Brasileiro. Destas, o Tricolor venceu apenas 7, ao passo que os mineiros nos derrotoram em 16 ocasiões.
A supremacia celeste aumenta ainda mais em se tratando dos últimos oito anos. É que desde 95 (quando vencemos por 2 a 1, pela Copa do Brasil) eles estão invictos no duelo. De lá para cá ocorreram 6 confrontos, com um empate e o restante de tropeços do Bahia.
Já o último – e único – triunfo do Esquadrão de Aço sobre a Raposa em Belo Horizonte aconteceu no dia 21 de abril de 91: 1 a 0, gol do meia Luis Henrique. Mas uma partida em especial não sai da memória do torcedor.
Trata-se da goleada (em 1993) de 6 a 0 da equipe estrelada, com direito a show de Ronaldinho, o futuro “Fenômeno”, que marcou cinco gols. Em um deles, o então jovem atacante aproveitou-se de um descuido do goleiro uruguaio Rodolfo Rodríguez, que tinha a bola dominada, e assinalou um dos lances mais célebres do futebol brasileiro.
Todavia, o mais recente encontro entre Bahia e Cruzeiro se realizou no dia 25/08/2002. O jogo, válido pela 5ª rodada do Nacional, foi disputado no Mineirão e teve os três tentos feitos por zagueiros (Cris 2x, e Valdomiro). Resultado: 2 a 1 para os donos da casa.
Confira a formação tricolor em tal episódio: Emerson, Mantena (Eto), Marcelo Souza, Valdomiro e Chiquinho; Ramalho, Bebeto Campos, Ramos (Janílson) e Gil Baiano; Robson e Nonato (Ney fabiano). Técnico: Bobô.
Veja as estatísticas dos confrontos entre o Esquadrão e os demais clubes brasileiros!
Clique aqui para saber tudo sobre o Brasileirão 2003
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.