O presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, entrou em ação tão logo tomou conhecimento do calendário para 2004 divulgado anteontem, pela Confederação Brasileira de Futebol. Deixou pré-agendada uma reunião dia 5, no Rio, com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.
Ednaldo conseguiu mobilizar os presidentes das federações do Nordeste e vai reivindicar a realização do Campeonato do Nordeste em 2004. “A CBF não consultou e nem quis ouvir as federações sobre os campeonatos regionais”, queixa-se o dirigente.
Para o presidente, o Campeonato do Nordeste cabe perfeitamente no calendário, que estabelece 16 datas (de 21 de janeiro a 18 de abril) para os campeonatos estaduais. O Campeonato Brasileiro da Série A começará em 21 de abril. “Não podemos ficar de braços cruzados assistindo desprezarem o que os nossos filiados querem. Mas não adianta somente a Bahia reagir”, diz Ednaldo.
O presidente da FBF discorda também do critério técnico utilizado pela CBF para determinar o número de vagas das federações na Copa do Brasil, que irá de 4 de fevereiro a 23 de junho.
Na opinião dele, a Bahia perde uma vaga – fica apenas com dois times na competição. “Discordo e já enviei um documento. O critério vai privilegiar as federações do Sul e Sudeste”, afirma.
A CBF determinou um ranking com base na campanha dos filiados de cada uma federação nos Campeonatos Brasileiros desde a sua criação (valendo para todas as Séries). Por ele, as cinco primeiras entidades terão três equipes cada. Do quinto até o décimo, dois.
A Bahia ficou situada na sétima posição e terá direito a duas vagas. “Acho que esse critério deveria prevalecer a partir de 2005 e tomando como base a classificação em 2004”, protesta.
Ednaldo Rodrigues espera que a reunião pré-agendada seja confirmada depois da chegada de Ricardo Teixeira, que encontra-se na Europa.
Correio da Bahia (Adaptado)
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.