é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Raio-X: Saiba tudo sobre o Timbu do Recife

Notícia
Historico
Publicada em 3 de setembro de 2004 às 03:27 por Da Redação

Chamado carinhosamente por seus torcedores de “Timba” (devido ao mascote, um timbu, espécie de roedor), o Náutico Capibaribe vive uma excelente fase. Afinal, o que pode ser melhor do que acabar de derrotar o arqui-rival e, como se não bastasse, ser há várias rodadas o líder do campeonato?

Sábado passado, a equipe deu 3 a 1 no Sport, alcançando os 39 pontos – dois a mais que o Bahia. Até agora, foi o time que mais venceu na Série B (12 vezes, duas delas fora do Recife), o que mais balançou a rede (38 gols em 19 jogos) e, ao nosso lado, o segundo menos vazado (20, contra 17 do Ituano).

Dono do Estádio Eládio de Barros Carvalho, o alvirrubro gaba-se que sua sede se encontra no bairro de maior renda per capita do Norte/Nordeste. Além disso, de ser o único pernambucano a conquistar seis vezes consecutivas o título estadual (possui 21), o que resultou na famosa frase “Hexa é Luxo”. Tanto, que a meia-dúzia de estrelas em seu escudo são uma alusão ao hexacampeonato de 1963 a 68.

Por outro lado, passou toda a década de 90 sem levantar o troféu (disputou, inclusive, a Terceirona em 99) e está completando exatos 10 anos longe da elite do futebol nacional. Mas a atual temporada vem sendo gratificante, principalmente por ter tirado a faixa de campeão do Santa Cruz quando todos davam favoritismo ao clube coral, que jogava pelo empate. Na decisão, fez 3 a 0 dentro do Arruda e 1 a 0 nos Aflitos.

O Timbu comemorou seu centenário em 2001 mergulhado numa grande crise, porém ressurgiu das cinzas e, surpreendentemente, reconquistou a pose. Há poucas semanas, fechou patrocínio com uma das maiores fabricantes mundiais de eletroeletrônicos, a LG, época em que o técnico Zé Teodoro recusou convite do Fortaleza e de algumas equipes da Primeira Divisão.

No elenco existem inúmeras figuras tarimbadas, a exemplo do goleiro Nilson (ex-Vitória-BA), do volante Leomar (aquele convocado por Leão para a Seleção), do apoiador Anaílson (emprestado pelo São Caetano) e da experiente dupla de zaga formada por Lima e Batata. O artilheiro é o baixinho e veterano Kuki, que tinha como companheiro de ataque a grata revelação Jorge Henrique. Este, contudo, na última terça-feira resolveu entrar na Justiça contra o time da avenida Rosa e Silva alegando salários atrasados.

O plantel também conta com o centroavante Mendes (filho do narrador da rádio Sociedade) e um habilidoso ex-júnior do São Paulo, o armador Marco Antônio. Outros dois meias são velhos conhecidos da torcida tricolor, já que ambos passaram pelo Fazendão em 2002: o reserva Alan (ex-Juazeiro) e o destaque Gil Baiano, que está retornando aos gramados após uma longa contusão. Para saber mais sobre o adversário, clique aqui.

Clique aqui para saber tudo sobre o Campeonato Brasileiro 2004

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual deve ser a dupla de ataque do Bahia?
todas as enquetes