é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

“Favoritos” levaram a melhor na história recente

Notícia
Historico
Publicada em 6 de novembro de 2004 às 08:56 por Da Redação

Observando os números, não há como negar: Bahia e Brasiliense são os favoritos à conquista das duas vagas do quadrangular decisivo da Série B. Donos das melhores campanhas entre os quatro classificados, as esatísticas são amplamente favoráveis às equipes que se enfrentam hoje, no Distrito Federal.

Como a lógica é algo que constantemente é subvertido no mundo do futebol, é extremamente perigoso fazer qualquer tipo de prognóstico, até porque os times vão largar nesta reta final completamente zerados e em pé de igualdade. Desta forma, Avaí e Fortaleza podem surpreender os favoritos e abocanhar as vagas em disputa.

Mas, na recente história da competição, os favoritos levaram a melhor na fase final. Desde 2001, nenhuma surpresa acontece nos quadrangulares decisivos. Na segunda divisão daquele, a primeira fase terminou com o Paysandu sendo o dono de melhor campanha, somando 47 pontos. Em seguida veio o Caxias, com 46 pontos, seguido do Figueirense, com 42 pontos. O Papão garantiu com facilidade seu retorno à elite, enquanto a segunda vaga ficou entre gaúchos e catarinenses. Após um tumultuado confronto, que só foi decidido nos tribunais, o Figueira levou a melhor e carimbou o passaporte para a Série A.

Em 2002, foi a vez de Criciúma, líder da fase classificatória, sagrar-se campeão da Série B, com o vice-campeonato ficando para o Fortaleza, 3º colocado da fase inicial, mas com apenas três pontos atrás do Tigre.

Em 2003, a competição também chegou ao seu fim premiando duas das melhores equipes ao longo do campeonato: Palmeiras e Botafogo, respectivamente líder e vice-líder da fase classificatória, não encontraram muitas dificuldades no quadrangular final para consolidarem suas campanhas e garantiram o retorno à primeira divisão.

2004 – Agora, na Série B 2004, Bahia e Brasiliense chegam à última fase como as equipes mais credenciadas a subirem para Série A de 2005. Na primeira fase, o Jacaré terminou na liderança isolada, com 46 pontos, enquanto os baianos terminaram na 3ª colocação, com 43 pontos. Enquanto isso, o Fortaleza foi o quinto colocado, com 39 pontos, e o Avaí só garantiu a classificação na última rodada, fechando a fase em sétimo lugar, dez pontos atrás do Brasiliense.

Correio da Bahia

Clique aqui para saber tudo sobre o Campeonato Brasileiro 2004

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes