Ao final do duelo desta tarde, o técnico Oswaldo Alvarez admitiu que o Brasiliense foi melhor que o Bahia. O Tricolor perdeu por 2 a 1 em sua estréia no quadrangular final da Série B. “Eles jogaram mais que nós e tiveram méritos para vencer”, sentenciou.
O treinador tentou explicar ainda a o esquema tático defensivo, utilizado pela primeira vez na competição. “Colocamos cinco no meio para povoar o setor e dificultar a ação deles. Meu plano era fazer o primeiro gol, forçar uma vinda ainda maior deles para o nosso campo e explorar os espaços na defesa adversária para tentar fazer até mais gols, no contra-ataque”, justificou.
A tática não deu certo, segundo Vadão, por causa do gol sofrido aos dois minutos de jogo. “Tivemos uma chance de abrir o placar com um minuto de jogo, com o Ari, e desperdiçamos. Logo depois, tomamos o gol e isso destruiu nossa estratégia”.
Mesmo com a performance ruim, o treinador acha que a equipe poderia ter colhido um resultado satisfatório, caso aproveitasse melhor as chances de gol. “Tivemos duas chances reais de marcar e desperdiçamos. Se tivéssemos aproveitado, o desfecho da partida poderia ter sido outro, apesar de termos jogado mal”.
Segundo o técnico, faltou ainda tranqüilidade ao time. “Tomamos o gol e isso teve um efeito negativo muito grande no aspecto emocional. A equipe ficou muito ansiosa”, declarou, sem, entretanto, culpar os atletas pela derrota. “A responsabilidade da mudança de esquema foi minha e a assumo totalmente”.
Como aspecto positivo, Vadão destacou a postura tática do time com um jogador a menos e o poder de reação. “Soubemos encurtar os espaços, equilibrar o jogo, diminuir o ímpeto ofensivo do adversário e ainda criamos situações para fazer o gol, que diminuiu a desvantagem. O gol acabou sendo muito importante para o nosso saldo. Isso pode fazer uma diferença grande lá na frente”.
O treinador encerrou dizendo não temer a pressão pela necessidade imperiosa de vencer o próximo jogo na Fonte Nova, sábado, contra o Avaí. “Foi pressão o ano todo. Não há o que temer agora. É trabalhar pra ganhar e pronto”, disse.
Assessoria de Comunicação do Esporte Clube Bahia S/A (Adaptado)
Clique aqui para saber tudo sobre o Campeonato Brasileiro 2004
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.