Em coluna divulgada no site do grupo “Bahia Livre“, o tricolor Cláudio Paes elenca algumas questões favoráveis e outras desfavoráveis para o Esquadrão de Aço na rodada de logo mais, confira:
“O Bahia enfrenta o Brasiliense precisando vencer e, se possível, com 2 a 3 gols de diferença, resultado que praticamente nos classifica se o Fortaleza vencer o Avaí no Castelão e já estamos carecas de saber disso. Farei uma análise comparativa: 1º, os pontos que podem ser positivos na guerra de hoje:
1. O Brasiliense virá seriamente desfacado em várias posições chaves, com jogadores suspensos ou que foram dispensados pelo clube. Não estarão, portanto, com a espinha dorsal completa que os classificou.
2. O Brasiliense já não sofre a pressão de jogar para subir de Divisão, principal meta de qualquer equipe que disputa esse torneio de acesso. Virão relaxados e sem arriscar na maioria das divididas.
3. O Fortaleza vai querer vencer o Avaí a qualquer custo, acreditando os jogadores e a comissão técnica formada por Zetti que ainda dá.
Exemplos: O Paulista treinado por Zetti acreditou e conseguiu a classificação improvável contra o Palmeiras no Campeonato Paulista. O próprio Fortaleza buscou uma classificação fora de casa contra o regularíssimo Ituano e a obteve. Assim, desistir não é com eles.
4. O Fortaleza é um clube com uma enorme torcida, a maior da capital cearense, clube de massa e não vão querer entregar jogo nenhum dentro dos seus domínios, vão querer honrar a tradição do clube perante os torcedores e a imprensa local, não vão se queimar à toa.
5. O Bahia joga em casa, com o apoio total e irrestrito da torcida que for comparacer. O estádio não estará lotado, e sim como no jogo contra o Fortaleza, meia boca, e o time com menos pressão venceu por 2 a 0. Esse Bahia é uma equipe meio fresca, que se abala com qualquer ruído, vaia, e se perde. Só com torcedores apoiando pode fazer esses sensíveis atletas renderem mais.
6. O Bahia joga com o time quase completo, só fica de fora e titular, Henrique, mas, no seu lugar entra outro ex titular, Rodriguinho. O time não sentirá esse desfalque e atuará entrosado e compacto.
Agora, os pontos que podem ser negativos na guerra de daqui a pouco:
1. O Brasiliense lutará por um prêmio de 500 mil reais entregue ao vencedor dessa disputa pela CBF, portanto os jogadores poderão atuar motivados pelo fatos finaceiro. Pode ainda vir uma agrado extra do poderoso chefão do DF, Estevão, além de malas pretas dos concorrentes diretos do Bahia na disputa de foice pela vaga que ainda restou.
2. O Fortaleza jogará sob um forte pressão, marcou apenas dois gols em 5 jogos, média ridícula de 0,4 por partida. O Avaí jogará a partida da vida deles, se doarão ao máximo e por completo, estão com a maior chance da história de participarem da 1ª Divisão por méritos próprios. O Fortaleza pode se desmotivar se o Bahia disparar uma goleada no 1° tempo e achar que pode haver marmelada aqui na Fonte.
3. O Bahia jogará num sitema de jogo que vem estragando o Bahia nessa fase final, o tal losângulo no meio campo. É um sistema defensivo, previsível e que torna o Bahia inoperante ofensivamente, com 3 volantes acanhados e Robert sozinho e sem pernas, sendo facilmente marcado. O jogo será decidido no meio campo e o Bahia precisá tocar bem a bola, ter maior posse, domínio e decidir a partida nas chances que surgir, exatamante o contrário do que ocorreu em Santa Catarina.
Só resta desejar empenho, dedicação e compromisso dos jogadores e muita, mas muita boa sorte e que a Estrela ressurja exatamente 10 anos depois do gol de Raudinei. Mas que a torcida, mesmo com o título não perca o senso crítico e volte a protestar e exigir um Bahia melhor, mais estruturado e digirido por comandantes competentes e capazes.
Abraços e Vumbora Baêaaaaaaaaaaaaaaaa!”
Clique aqui para saber tudo sobre o Campeonato Brasileiro 2004
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.