Assinada pelo jornalista Sérgio Ripardo, a matéria abaixo foi publicada no conceituado portal Folha Online, confira:
“A guerra entre o Citigroup, maior grupo financeiro do mundo, e o Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas, também envolve os campos de futebol. Hoje, os controladores do Esporte Clube Bahia, um dos maiores times do Nordeste, informaram o xerife do mercado – a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) – sobre a destituição de Dantas na gestão de um fundo de investimentos.
Baiano, Dantas deixou a gestão do fundo CVC/Opportunity Equity Partners, que controlava operadoras de telefonia (Brasil Telecom, Telemig Celular e Amazônia Celular) e outras empresas. Entre esses empreendimentos, ofuscados pela disputa societária nas teles, está a Ligafutebol S.A., companhia de capital aberto que controla o time Esporte Clube Bahia.
Em novembro de 2003, a CVM puniu, com advertência, os auditores responsáveis pelo balanço da Ligafutebol por irregularidades na auditoria realizada nos balanços de 1999 e 2000, ferindo as regras internacionais e a boa técnica contábil. O xerife do mercado explicou que os balanços não trouxeram ressalvas sobre a forma usada para registrar o valor do passe (considerado um ativo intangível) dos jogadores, nem os gastos com a formação de atletas amadores e nem custos com o direito de uso de marca.
A BKR-Lopes Machado Auditores, responsável pelo balanço, negou as irregularidades. O Esporte Clube Bahia fechou um acordo de 25 anos com o banco Opportunity no início de 1998, período em que a Ligafutebol começou a ser listada na Soma (Sociedade Operadora do Mercado de Ativos), onde funciona o mercado de balcão organizado hoje pertencente à Bovespa”.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.