Quando a bola rolar às 16 horas, na Fonte Nova, o Bahia não estará apenas disputando uma partida pela Série B. Estarão em jogo mais de 74 anos de tradição. Cientes da real possibilidade de enlamear a história do clube com um rebaixamento à última divisão do futebol nacional, os jogadores tiveram onze dias para assimilar a derrota para o Sport e reiniciar uma preparação para as duas batalhas contra times paulistas. Primeiro contra o Santo André, classificado por antecipação à segunda fase. E no dia 10 de setembro, em Jundiaí, contra o Paulista, que também convive com o fantasma da Série C.
Em ambos os confrontos, só o triunfo interessa. Porém antes de pensar na rodada derradeira, a partida decisiva para o Bahia é a deste sábado diante do Ramalhão. O duelo decide se o Tricolor desce definitivamente para a Terceirona ou se ainda mantém a esperança de escapar da degola.
Dada a situação, a equipe se arma para uma espécie de decisão de 180 minutos. Porém o técnico Procópio Cardoso alerta para que não se perca o foco, mantendo a concentração no adversário do ABC. Os dois jogos têm ligação, mas precisamos fazer uma coisa de cada vez. Primeiro, temos que vencer o Santo André.
Ganhar dois duelos consecutivos seria façanha inédita para o Bahia na Segundona. O time só conseguiu isso no Estadual. Em 20º lugar na tabela, à frente apenas do Criciúma e Caxias, o Tricolor vive a encruzilhada de quebrar o tabu para evitar o lodaçal da Terceira Divisão.
Os atletas estão concentrados no Fazendão desde a noite de quinta-feira e ontem, pela manhã, o treinador realizou apenas um recreativo. Durante toda a semana, Procópio tentou passar ao grupo a importância dessa partida. “Tentei mostrar que esse jogo é fundamental não só para o clube, mas para eles. Quem sair daqui com o Bahia na Terceira vai ter o nome sujo”, desabafou.
MATEMÁTICA
O fato é que o Bahia entra em campo neste sábado com a possibilidade de sair da zona de rebaixamento. Uma vitória diante do Santo André leva o Tricolor para a 16ª colocação, desde que não haja empate entre São Raimundo e Anapolina. Vencendo a partida, o Bahia ultrapassa Paulista, Gama, União Barbarense e o derrotado do jogo entre amazonenses e goianos.
Correio da Bahia & A Tarde (Adaptado)
Clique aqui para saber tudo sobre o Campeonato Brasileiro 2005
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.