A matéria abaixo se encontra na edição desta segunda-feira do maior jornal do país, a respeitada Folha de S. Paulo, intitulada “Dupla Ba-Vi coloca em xeque a pose do clube S/A”:
Do site do Bahia: “”A melhor experiência de um clube de futebol brasileiro no mundo dos negócios começou em 10 de fevereiro de 1998, data da fundação do Esporte Clube Bahia S/A.” Do site do Vitória: “”Em 1998, se tornou o primeiro clube-empresa do Brasil, com a fundação do Vitória S/A.”
Os dois grandes do futebol baiano, que se orgulham de ser pioneiros em virar sociedades anônimas no futebol nacional, estão agora abraçados na terceira e última divisão do país, a Série C.
Na Série A, ninguém é empresa. Na Série B, só três times são S/A. Além dos rebaixados Bahia e Vitória, o Ituano, que não se classificou para a segunda fase, tem esse sistema de gerenciamento.
O Bahia, que caiu após perder por 3 a 2 do Paulista anteontem, ganhou dois importantes títulos nacionais (1959 e 88) quando não era uma firma. O Vitória, que desceu por não vencer a Portuguesa em casa (3 a 3), é um dos maiores celeiros de craques do país e foi vice do Brasileiro em 1993, cinco anos antes de virar uma S/A.
O Bahia, mais popular time do Nordeste e fundador do Clube dos 13, se tornou empresa ao se associar ao banco Opportunity. O Vitória, também sócio do Clube dos 13, é hoje S/A devido a joint-venture que inclui o Exxel Group.
“”O banco não tem investido nos últimos anos. Estamos já num processo avançado de negociação para comprar as ações deles e ter o controle total do clube. Não vendi o Bahia”, disse Marcelo Guimarães, que foi presidente do clube até julho. No Vitória, o presidente Paulo Carneiro acabou afastado após o rebaixamento.
(RODRIGO BUENO)
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.