O esquema de manipulação de resultados no futebol denunciado pela edição desta semana da revista Veja pode atingir também a Série B. O árbitro Paulo José Danelon (apontado como um dos “vendidos” ao lado do também paulista Edílson Pereira de Carvalho) apitou quatro partidas da Segunda Divisão deste ano. Como as apostas do site “Aebet” também envolviam jogos do certame, esses confrontos correm o risco de ser anulados:
08/05 – Paulista 4×0 Guarani
10/06 – Portuguesa 0x4 Ituano
06/07 – Guarani 2×1 Santo André
13/08 – Ituano 2×1 Marília
Se isso ocorrer, a Série B, que está em sua segunda fase, teria que ser paralisada. Os quatro jogos que foram dirigidos por Danelon influem diretamente na classificação dos oito primeiros da primeira fase, assim como no rebaixamento para Série C.
“Ainda não sei se há alguma prova de acerto de resultados na Série B, como há com relação à Série A, inclusive com gravações. Se existir, é lógico que os clubes que se sentirem prejudicados têm o direito de recorrer e buscar a paralisação da competição”, disse Manuel da Lupa, presidente da Portuguesa, que afirmou que no jogo apitado por Danelon a Lusa mereceu perder.
Os três pontos da vitória do Paulista sobre o Guarani, no dia 8 de maio, por exemplo, foram determinantes para evitar o rebaixamento da equipe campeã da Copa do Brasil para a Terceira Divisão (o Vitória acabou caindo). E se tivesse seis pontos a menos, o Ituano poderia ficar atrás do Bahia…
Em termos de classificação, uma mudança de resultado no jogo Guarani 2 x 1 Santo André poderia alterar a passagem do Bugre para a segunda fase.
O presidente da Futebol Brasil Associados (FBA), entidade que comanda a negociação dos direitos comerciais da Série B, João Zunino, afirmou neste sábado que os dirigentes dos clubes da Segunda Divisão vão se reunir nos próximos dias para analisar o escândalo da arbitragem.
Sobre as mudanças nos resultados da Segunda Divisão, Zunino falou que é cedo para definir qualquer coisa, mas que os clubes prejudicados poderão buscar seus direitos.
UOL Esporte (Adaptado)
Leia também: Máfia do apito não influenciou confrontos do Bahia
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.