Enquanto a Confederação Brasileira de Futebol perde nos tribunais recurso para a Liga do Nordeste devido ao final do torneio interestadual, três federações se mobilizam pela volta do Nordestão em 2007. A pedra fundamental será lançada em reunião na sede da FBF nesta quinta-feira, às 11 horas da manhã, quando serão discutidas as bases do Nordestinho.
O encontro entre os presidentes José Carivaldo de Souza, da Federação Sergipana; José Raimundo de Albuquerque Tavares, da Alagoana; e Ednaldo Rodrigues, da Bahiana, funcionará para se discutir os pilares do novo torneio. Regulamento, tabela e ajustes sobre o número de participantes devem sair deste encontro. “A idéia é chamar atenção da CBF sobre a possibilidade de realizar o Nordestão, pois nós lutamos por ele”, afirma o baiano. Curiosamente, em 2003, alguns dirigentes de clubes culparam suas respectivas federações por falta de apoio na briga com a CBF, devido ao medo de retaliações.
A idéia original é que os quatro primeiros colocados nos estaduais de Sergipe, Alagoas e Bahia participem da competição que possivelmente ocupará a lacuna no calendário nacional devido à Copa do Mundo, entre junho e agosto. “Convites não devem haver, porque senão a própria motivação do campeonato, que é o sucesso no estadual, deixa de existir”, alerta Ednaldo Rodrigues. O segundo passo seria buscar patrocínios que viabilizem o Nordestinho, evitando mais prejuízo aos combalidos cofres.
Disputado entre 1997 e 2002 com as denominações de Copa ou Campeonato do Nordeste, a competição era motivo de elogios desde torcedores à imprensa nacional. Os sucessivos insucessos da região desde 2002, com rebaixamentos de Sport, Santa Cruz, Bahia, Fortaleza e Vitória fez que alguns relacionassem a crise ao final do Nordestão. Nos dois últimos anos, o tricolor do Ceará e a Coral do Arruda deram um novo brilho à sombria imagem.
Correio da Bahia
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.