Como agora, a mais recente ocasião em que o Bahia enfrentou o Atlético, fora de casa, ocorreu na cidade de Catu, a pouco quilômetros da vizinha Alagoinhas. Realizado há praticamente um ano, no dia 2 de fevereiro, véspera do Carnaval 2005, o jogo teve o seu início atrasado e marcou o primeiro gol do atacante Dill – que seria o artilheiro do clube na temporada.
Vale lembrar que após o 3 a 1 do último domingo, o retrospecto agora aponta para 77 jogos, 52 triunfos do Esquadrão, 18 empates e sete derrotas tricolores. Confira o que escrevemos naquela noite:
Enquanto a capital baiana conta as horas para o início do maior Carnaval de rua do Brasil, o Bahia foi a Catu enfrentar o Atlético de Alagoinhas, pela fase classificatória do Estadual. Se o Barradão, por exemplo, recebeu 37 pagantes na noite desta quarta-feira, dia de Iemanjá, no Antônio Pena 60 pessoas pagaram ingresso para assistir ao triunfo tricolor por 2 a 0 – o público total, somado ao “Sua Nota É Um Show”, foi de pouco mais de 4 mil torcedores.
Marcada para as 19h30, a partida começou com 15 minutos de atraso. O carro de um dos integrantes do quadro de arbitragem teria quebrado a caminho do estádio e os jogadores tiveram que ficar esperando pelo juiz, numa cena bastante inusitada. Em campo, o futebol não foi grande coisa, mas o time fez a sua parte e obteve mais um triunfo, mantendo a liderança do Grupo 2.
O Bahia utilizou a marcação por pressão como grande arma no confronto. Atuando assim, pouco foi ameaçado na etapa incial, mantendo o Carcará acuado. Só que o domínio não era traduzido em muitas oportunidades de gol. As melhores surgiram em jogadas de linha de fundo, com os laterais Paulinho e Índio, e os meias Ari e Guaru. Num cruzamento deste, Dill quase abriu o placar com uma cabeçada no contrapé do goleiro, mas a bola explodiu no travessão.
Parecia que o atacante passaria outra rodada em branco, porém aos 34 minutos, Dill finalmente “estreou” com a camisa tricolor. Numa falta na entrada da meia lua, o artilheiro confirmou as boas atuações em bola parada nos treinos e chutou por cima da barreira, sem defesa para Marco Aurélio.
No segundo tempo, todavia, a história do duelo mudou. Longe ainda de seu melhor condicionamento físico, o Esquadrão cansou e não conseguiu agüentar o forte ritmo de outrora. O Atlético se animou e passou a chegar ao ataque com mais freqüência, mas, na hora de finalizar, faltou qualidade ao oponente.
Somente depois dos 30 minutos é que o jogo voltou a ficar na mão do Bahia. Nos últimos momentos, com o adversário desorganizado e deixando muitos espaços na defesa, o Tricolor encaixou um contra-ataque e, no cruzamento do centroavante Paulinho Costa (que havia entrado no lugar de Potiguar), Guaru, em grande estilo, chutou forte de perna esquerda, no ângulo, garantindo ao clube seu segundo resultado positivo fora de casa no certame.
Agora a equipe de Hélio dos Anjos aguarda o recesso momesco e só volta aos gramados após a Quarta-Feira de Cinzas, no dia 13, quando encara o mesmo Atlético, porém na Fonte Nova e pelo returno desta Primeira Fase do Baianão.
ATLÉTICO 0 X 2 BAHIA
02/02, 19h30
Local – Antônio Pena, Catu-BA
Bahia – Márcio, Paulinho, Neto, Fernandão e Índio; Fernando Miguel (Magno), Luís Alberto, Ari e Guaru; Dill (Cícero) e Neto Potiguar (Paulinho Costa). Técnico: Hélio dos Anjos
Atlético – Marco Aurélio, Márcio, Marcão (Bira), Jefferson e Thiago; Mário, Duzinho, André e Uilton; Ricardinho (Ueliton) e Luiz André (Antonio Carlos). Técnico: João Carlos
Gols – Dill (34 do 1º tempo) e Guaru (46 do 2º)
Árbitro – Jailson Macedo Freitas (BA)
Renda – R$ 12.180,00 / Público – 60 pagantes + 3.960 vale-show
Leia também: Em 88, Tricolor de Aço aplicou 9 a 0 no adversário
Clique aqui para saber tudo sobre o Campeonato Baiano 2006
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.