é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Novo Estatuto deve ser anunciado nesta terça-feira

Notícia
Historico
Publicada em 5 de dezembro de 2006 às 02:09 por Da Redação

Da Tribuna da Bahia: O primeiro passo para a democratização do Bahia será dado hoje. Nesta tarde, o advogado Wellington Cerqueira irá apresentar a minuta do que será o novo estatuto do clube. Entre as principais mudanças está um antigo anseio da torcida tricolor: a realização de eleições diretas para a presidência. “Considero este o primeiro passo, fundamental para a mudança da situação atual do Bahia”, disse Wellington Cerqueira.

O advogado foi chamado a colaborar com a reforma do estatuto do clube após ter mandado uma carta com duras críticas à atual administração. E atendeu prontamente ao pedido. Em dez dias, Cerqueira, juntamente com uma equipe de colaboradores, entre eles Manfredo Lessa Pinto, Roberto Cavalcanti, e Evandro Gonçalves, entre outros, elaboraram uma série de sugestões para modernizar o atual estatuto.

A principal mudança é a realização de eleições diretas para a presidência do clube. A alteração valeria já para o próximo pleito, que será realizado após o fim do mandato de Petrônio Barradas, em 2008. Todos os sócios do Bahia teriam direito a eleger o seu novo presidente. E mais. Qualquer pessoa poderia se candidatar ao cargo, sem necessariamente ser sócio do clube. Bastaria comprovar a sua idoneidade.

O próprio Wellington Cerqueira explica a mudança. “Qualquer cidadão baiano poderia se candidatar e todas as categorias de sócio teriam direito a voto”, esclareceu. A composição do quadro social é outro alvo da reforma do estatuto. A idéia é aos poucos diminuir o número de sócios patrimoniais, que seriam substituídos pelo sócio-contribuinte. A medida diminuiria os custos para o torcedor e aumentaria o número de sócios do Bahia.

O terceiro ponto principal da reforma no estatuto diz respeito ao patrimônio do clube. Entre as sugestões, a minuta a ser apresentada ao presidente Petrônio Barradas sugere a venda da sede de praia do Bahia. “Hoje a sede de praia só serve para favorecer aproveitadores”, disse Wellington Cerqueira. O advogado fez questão de ressaltar, porém, a necessidade de transparência na venda.

A minuta será entregue ao presidente Petrônio Barradas com a recomendação de que seja submetida a um parecer de juristas de renome, como Calmon de Passos, Márcio Costa e Gaspari Sarraceno. Depois do parecer, o novo estatuto será encaminhado para a Assembléia Geral e no caso de aprovação, entraria em vigor quase que imediatamente”.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você aprova a contratação do volante Erick, do Athletico?
todas as enquetes