é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Curiosidades e números sobre a história do certame

Notícia
Historico
Publicada em 14 de janeiro de 2007 às 13:58 por Da Redação

O segundo Estadual mais antigo do País começou em 1905, quando o Clube Internacional de Cricket, da colônia inglesa, ergueu o troféu.

– Nas primeiras edições, os principais vencedores se alternaram no poder. Até o Bahia, na 27ª disputa, aparecer para sentar no trono do futebol local.

– O Tricolor já possuía o dobro de títulos do antigo maior vencedor, o Ypiranga, em 1962. O Vitória só conseguiu ultrapassar o Galícia depois de encerrar jejum de 44 anos em 1953.

– Em 88, o Bahia tinha 63,7% de todos os Baianos que disputou, estabelecendo a maior diferença histórica em relação ao Vitória. O time só igualaria este recorde – 27 títulos – em 1994. Apenas em 89, o Leão, enfim, deixa o Ypiranga para trás e se torna o segundo maior dono de estaduais.

– Ano retrasado, o Vitória alcançou a menor diferença de títulos em relação ao líder Bahia desde 1977.

– Em 102 campeonatos, 65 foram vencidos pelo dueto soteropolitano, incluindo os troféus conquistados pelo Bahia e pelo Botafogo, no mesmo ano, em 1938, e o repartido pelo Tricolor com o Vitória, em 99.

– O Esquadrão de Aço só não supera o recorde de títulos estaduais do ABC, dono de 48 taças potiguares. Massacra o arqui-rival por 43 a 22, quase o dobro. Porém a diferença vem caindo a cada ano.

– Dos 19 clubes que foram campeões, somente Bahia, Vitória, Colo-Colo e Fluminense de Feira continuam no futebol profissional. Ypiranga, Botafogo, Galícia e Leônico disputam competições de juvenis e infantis para não perderem a filiação à FBF.

– Os outros onze, ou 61%, simplesmente se despediram da bola, como São Salvador, República, Santos Dumont e Guarany. Para aumentar o clima de velório, várias equipes desistiram de apenas fazer figuração, a exemplo de São Cristóvão, Yankee FC, Monte Líbano, Humaitá, Energia, Ideal e Jacuipense.

Mais detalhes na seção “Histórico” do Especial Baianão 2006, clique aqui.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes