De Herbem Gramacho, no Correio da Bahia desta terça-feira:
“Agora que o torcedor do Bahia já pode freqüentar os estádios nos jogos do clube, melhor se acostumar a visitar o Jóia da Princesa, em Feira de Santana, na Série B. Ontem, comitiva oficial visitou as obras do Estádio de Pituaçu e a preocupação da presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), Maria del Carmen, é evitar greves. O adiamento das obras já é tido como fato consumado. Esta semana vamos negociar com o sindicato da construção civil pesada (Sintepav) para evitar uma nova paralisação, declarou.
Tamanha preocupação é porque a luta de classes entre operários e patronato já causou 29 dias de paralisação nas obras. A mais recente no último dia 15. Somando-se às chuvas, são 49 dias perdidos, segundo a Conder. Por isso, conforme antecipou o Correio da Bahia em reportagem do dia 16, o prazo de entrega inicialmente previsto para o início de agosto foi esticado para meados de setembro, no mínimo. Após a visita, Maria del Carmen preferiu não marcar data de entrega. Questão de cautela. Claro que vai ter atraso, mas não queremos quantificar, avisou.
No momento as obras correm normalmente, com total de 464 funcionários revezando-se até 22 horas, além de sábados e domingos. Mas, pelos indícios, a inauguração, antes marcada para Bahia x Ponte Preta, 5 de agosto, pela 16ª rodada da Série B, não vai acontecer antes de Bahia x Juventude, já pela 27a rodada, dia 23 de setembro, duas semanas antes das eleições municipais. Se isso ocorrer, o tricolor só fará seis dos 19 jogos como mandante em Salvador.
O engenheiro Toufit Khoury, gerente de contrato da NM Construtora e responsável pela empresa em Pituaçu, pretende deixar o estádio em condições de jogo em meados de agosto. Mas isso não significa obra concluída, frisou o gerente da empresa que constrói o setor de arquibancadas, vestiários e bi-lheterias. Não tem necessidade de estar com a pista de atletismo pronta (no ato da inauguração). A estrutura metálica da cobertura também pode ser feita depois. Mas a decisão cabe ao governo. A NM Construtora é uma das cinco que trabalham na reforma.
A comitiva em Pituaçu incluiu o chefe de gabinete do governador, Fernando Schmidt; o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes, Nilton Vasconcelos; o diretor da Sudesb, Bobô; o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues; e o diretor-técnico da CBF, Virgílio Elísio. Acostumado a fazer vistorias em estádios mundo afora para os jogos da Seleção Brasileira, o engenheiro Virgílio Elísio fez recomendações técnicas para Pituaçu se adequar não só ao Estatuto do Torcedor, como também ao padrão Fifa e poder ser utilizado em competições internacionais. A impressão é muito boa, elogiou”.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.