De Paulo Simões, no jornal A Tarde desta terça-feira:
“Ao contrário do que se chegou a especular ontem, falando-se até mesmo em novembro, a Companhia de Desenvolvimeto Urbano do Estado da Bahia (Conder) garante que não haverá nova dilatação de prazo para conclusão das obras no Estádio Roberto Santos, em Pituaçu.
Conforme a presidente do órgão, Maria Del Carmen, a praça esportiva estará à disposição dos clubes no final de setembro. Pelo cronograma inicial, as obras seriam concluídas em 21 de julho.
Além das chuvas que caíram em Salvador impedindo a execução do cronograma, as obras sofreram atraso significativo por conta de greves dos operários da construção civil.
Os serviços de ampliação e recuperação em Pituaçu começaram há quase sete meses. Calcula-se que quando estiver pronto o estádio tenha capacidade para 32 mil torcedores.
Conforme a última nota emitida pelo governo, o sistema de drenagem do campo estava em fase de conclusão e a concretagem das arquibancadas concluída, faltando apenas a colocação dos assentos individuais.
O estádio terá um prédio administrativo onde vão ficar localizados os postos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Médico e outros serviços.
Segundo Del Carmen, o governo está se esforçando ao máximo e trabalhando de forma ininterrupta para concluir as obras no prazo. Ela disse que o estádio vai atender todas as exigências do Estatuto do Torcedor e também para quem vai trabalhar nele.
Quanto ao acesso e saída das pessoas após os jogos, Del Carmen informou que está sendo criada uma grande Praça do Torcedor no entorno do estádio com um complexo de passarelas e rampas, dando acesso ao canteiro central, ao estacionamento do CAB (Centro Administrativo da Bahia) e acoplada a um sistema de elevadores para idosos, gestantes e cadeirantes.
MULTIUSO – As obras de Pituaçu contemplam também a edificação dos vestiários de modo que a área sirva de palco para espetáculos, segundo a idéia de um estádio multi-uso. Conforme fontes do governo, há planos para construir no local um ginásio poliesportivo com qualidade para sediar competições internacionais.
A idéia da Secretaria de Esportes é oportunizar o desenvolvimento de outros esportes como vôlei e o basquete, que ainda são pouco desenvolvidos na Bahia.
“O estádio vai ser um ponto para o cidadão desportista. A nossa idéia é fomentar, por meio do Faz Atleta, os nadadores, por exemplo, que têm alcançado destaque em competições internacionais”, disse o secretário Nilton Vasconcelos.
O estacionamento para o torcedor que for a Pituaçu será do tipo remoto. As pessoas poderão utilizar a área do CAB, pouco freqüentado à noite e finais de semana. Cálculos indicam que o CAB tem capacidade para 4 mil veículos e fica a menos de 2 km do estádio, distância tolerada no Estatuto do Torcedor”.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.